Peça do Programa Ecocidadão leva mensagem sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais

Peça do Programa Ecocidadão leva mensagem sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais

A peça do Programa Ecocidadão, O Presente de Cecília, cumpriu uma temporada com 20 apresentações, percorrendo 10 cidades cearenses na Região Metropolitana, serra, praia e sertão

A peça passou, durante todo o mês de novembro, por Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Guaramiranga, Pacoti, Jijoca de Jericoacoara e Sobral. Cada cidade contou com duas apresentações, promovidas de forma totalmente gratuitas.

O espetáculo “Presente de Cecília” conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir uma vida sustentável para as próximas gerações.  O trabalho foi produzido pela House Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo e Governo Federal e é promovida pelo Programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, com patrocínio do Governo do Estado e Vapt Vupt.

Um dos diferenciais dessa temporada foi a realização de momentos educativos com professores sobre a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais. Com o tema “Ensino Bilíngue de Libras”, a palestra abordou a sensibilização de todo o corpo docente e discente e estratégias didáticas para a inclusão do aluno surdo, dentre outros. “Nosso objetivo é, em especial, pontuar o quanto a Libras é visual. Como forma de tornar ainda mais dinâmico, mostramos o papel do personagem jardineiro na construção inclusiva do espetáculo, deixando clara a importância da expressão facial e corporal no processo de ensino-aprendizagem. Libras é uma mensagem de amor e respeito ao próximo”, explica Nilton Câmara, professor e Intérprete de Libras. O espetáculo infantil bilíngue “O Presente de Cecília” é o primeiro no Brasil a ter um ator-intérprete em cena.

O público-alvo do programa são os jovens e crianças. Eles aprendem com peças teatrais, jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante a descartarem os resíduos de forma correta. Além disso, foi desenvolvido o game Academia de Ecocidadãos, em que pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença.

Suyane Costa