No Clima da Caatinga: projeto celebra Dia Nacional das Reservas Particulares Patrimônio Natural
O Projeto realizará evento online com especialistas
Para celebrar a importância da conservação ambiental, a Associação Caatinga, por meio do projeto “No Clima da Caatinga (NCC)”, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizará na próxima segunda-feira (31), às 15 horas, uma live em alusão ao Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), comemorado na mesma data. Aberto ao público, o encontro virtual será transmitido no canal do Youtube da entidade e contará com a participação de especialistas renomados na área.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural consiste em uma unidade de conservação criada a partir de um ato voluntário do proprietário rural, que assume a função de conservar em caráter perpétuo sua propriedade ou parte dela. A iniciativa é fundamental para a manutenção da diversidade biológica e proteção de recursos hídricos. As RPPNs contribuem para a mitigação dos efeitos do aquecimento global por meio do sequestro e estoque de carbono.
A Associação Caatinga participou da criação e da gestão de 31 RPPNs no Ceará. O número equivale a 75,6% das Unidades de Conservação privadas do Estado. Além disso, a instituição elaborou os estudos que subsidiaram a criação do Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, da Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti, e da UC piauiense Parque Estadual do Cânion do Rio Poti. As unidades de conservação têm, respectivamente, 3.680.55 hectares; 63.332,20 hectares e 24.772,23 hectares. A Associação Caatinga auxilia, de forma direta, pessoas físicas e jurídicas na criação das reservas.
Desses números, quatro RPPNs foram criadas com o apoio do “No Clima da Caatinga”: Francisco Braz de Oliveira, com 4,8 hectares; Chico Bimbino, com 25 hectares; Olho D’água do Tronco, com 48,62 hectares; e a RPPN Azedos, com uma área de 8,9 hectares.
O evento online contará com a presença do consultor ambiental, coproprietário e gestor da RPPN Gigante do Itaguaré, Flávio Ojidos; da doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP) e gestora da RPPN Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália; e do biólogo e coordenador técnico da Associação Caatinga, Samuel Portela. “Nossos convidados estão inseridos no trabalho direto com RPPNs e prontos para mostrar para a sociedade a importância das ações realizadas neste tipo de iniciativa, além de incentivar a criação de novas áreas legalmente protegidas”, explica Samuel Portela
Para acompanhar o evento, basta acessar: https://youtu.be/MLBbTY8uDdw.
Mais informações sobre os participantes:
Flávio Ojidos – Consultor Ambiental; Head da Jataí Capital e Conservação; Coproprietário e gestor da RPPN Gigante do Itaguaré; Cofundador do Sistema Natus de Criptoativos Ambientais e autor do livro Conservação em Ciclo Contínuo: como gerar recursos com a natureza e garantir a sustentabilidade financeira de RPPNs, escrito com a coautoria de Claudio Padua e Angela Pellin.
Cristina Cuiabália – doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Geografia e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal e desde 2013 é a gestora da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal.
Samuel Portela – biólogo, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, MBA em Gestão Estratégia de Pessoas. Atualmente está como coordenador técnico da Associação Caatinga.