Formação técnica têm mais chances de destaques profissionais e emprego formal, diz pesquisa

Formação técnica têm mais chances de destaques profissionais e emprego formal, diz pesquisa

Pesquisa recente realizada pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax mostra que o segmento técnico oportuniza um destaque profissional e emprego formal para os jovens que concluíram apenas o ensino médio.

É uma verdadeira porta para o sucesso. Segundo dados da pesquisa, 60% das empresas declaram que o curso técnico é um diferencial para selecionar um jovem funcionário. Em 42% dessas empresas, os jovens com segmento técnico continuam e evoluem de cargo, além de 61% delas, têm, pelo menos, um gestor que teve um cargo técnico dentro da instituição.

“A pesquisa traz dados qualificados para subsidiar a criação de políticas públicas que alcancem o maior número possível de jovens. A produção de conhecimento e a articulação de parcerias, que envolvem os diferentes setores da sociedade, são estruturantes para estratégias de sucesso na inclusão produtiva dos mais jovens”, diz João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho, em entrevista ao G1.

Em uma rede de ensino técnico, os dados comprovam cada vez mais. “Hoje em nossa rede, 60% dos nossos alunos são recém formados do ensino médio e fazem na sequência o ensino técnico. Alguns deles aproveitam para fazer concomitante, quando percebem as oportunidades que o mercado oferece. Ao chegar no segundo ano do ensino médio é o período perfeito para ele ter uma qualificação técnica, mas atenção ele só poderá obter o certificado de ensino técnico com médio concluído”, disse Elielson Filho, gerente de marketing da rede Grau Educacional.

Suyane Costa