Saúde ocular de crianças em fase de alfabetização deve ser prioridade

Saúde ocular de crianças em fase de alfabetização deve ser prioridade

O desenvolvimento visual é completo com 7 anos de idade, por isso, a fase do aprendizado do ler e escrever deve ser acompanhada de perto pelos pais

Por volta dos seis anos de idade a criança está iniciando o aprendizado da leitura e escrita, geralmente, no 1° ano do Fundamental. Neste período, os pais ou responsáveis devem ter atenção redobrada com os pequenos, visto que é comum que se percebam dificuldades de enxergar, dores de cabeça ou desinteresse pela leitura, caso exista alguma alteração oftalmológica.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), aproximadamente, 15 milhões de crianças em idade escolar possuem algum problema de visão. O dado aponta para um alerta que médicos oftalmologistas têm feito: os cuidados com a saúde ocular de crianças devem começar antes mesmo da ida à escola.

Para o médico oftalmologista e membro do corpo clínico da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, Dr. David Almeida, a alfabetização é a época em que “os pais têm mais clareza para perceber os problemas oculares dos filhos, pois, eles já têm condições de dizer o que está incomodando; enquanto que crianças menores de 4 anos ainda não conseguem externalizar uma dificuldade, nem sequer notam isso”. Portanto, já no nascimento da criança, os adultos devem estar alerta ao Teste do Olhinho e fazer uma visita a um especialista ainda no primeiro ano de vida.

“O Teste do Olhinho é imprescindível para a percepção de alguma patologia genética, é rápido e simples, feito, geralmente, na maternidade mesmo”, explica o médico. Após isso, se os pais não detectarem alterações nos olhos da criança, o recomendável é que seja feita uma visita ao oftalmologista antes de ela completar 1 ano de idade. E depois, uma terceira avaliação oftalmológica na idade pré-escolar. É nesse momento que se pode diagnosticar diferenças de grau acentuadas entre os dois olhos, estrabismos discretos que não são notados e baixa de visão em um dos olhos.

O Dr. David Almeida alerta para alguns sinais que as crianças em idade escolar podem apresentar e os pais podem perceber: “geralmente são reclamações de dores de cabeça constantes, preferir ficar com a cabeça inclinada ao ver televisão ou sentar muito próximo delas, demonstrar sensibilidade à luz, acompanhar a leitura utilizando um dedo, coçar os olhos demais, tapar um olho com a mão ou mesmo apertar os olhos para ler melhor”.

Logo, é importante que os pais tenham atenção às queixas e sinais dos filhos, mesmo antes da fase de alfabetização, tendo rigor ao procurar um oftalmologista nos períodos corretos e necessários. “É interessante manter o diálogo com as crianças, valorizando o que elas trazem de sintomas e pedir que avisem quando algo parece errado na sua visão. Mais importante ainda é ir periodicamente a um Médico Oftalmologista”, conclui.

Suyane Costa