Projeto “Baú de Leitura – Territórios” realiza live sobre incentivo à leitura em comunidades tradicionais do Ceará
A conversa acontece nesta terça-feira (10) e recebe o convidado Rogério Ribeiro, presidente do Instituto Cigano do Brasil (ICB)
Democratizar o acesso ao livro e à leitura é o propósito fundamental do Projeto Baú de Leitura, que há 17 anos realiza doações de livros e promove ações de incentivo em comunidades no Ceará. Em 2022, comunidades e territórios originais são o foco do Baú de Leitura – Territórios. Para discutir o assunto, o projeto realiza uma live nesta terça-feira (10) com Rogério Ribeiro, presidente do Instituto Cigano do Brasil, uma das comunidades apoiadas pela iniciativa em 2022. A conversa será mediada por Almir Mota, presidente da ONG Casa do Conto, às 19h, no Instagram @casadoconto .
O projeto Baú de Leitura – Territórios tem o apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com agradecimento à Enel e a realização da Casa do Conto.
Neste ano, a iniciativa se propõe a entregar 4 mil e duzentos livros e mobiliário como mesas, cadeiras e estantes para atender crianças, jovens e suas famílias de 10 comunidades e territórios originais no Ceará, entre comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, terreiro de religião de matriz africana, assentamentos rurais, ciganos e ribeirinhos.
A primeira entrega da edição será realizada no dia 20 de maio, na Associação Comunitária dos Produtores do Assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara, onde 200 famílias serão beneficiadas com a construção do espaço de leitura. Já as 52 famílias do Instituto Cigano do Brasil, localizado em Pindoretama, receberão o baú de livros no dia 24 de maio.
SOBRE O CONVIDADO
Cigano da etnia calon, Rogério Ribeiro é presidente do Instituto Cigano do Brasil (ICB), membro consultivo da Comissão da Promoção da Igualdade Racial da OAB/CE, conselheiro nacional de Promoção da Igualdade Racial, membro do grupo de trabalho para Promoção da Educação das Relações Étnico-raciais (GTERER/MPE/CE), coordenador do Fórum das Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará, voluntário da Cruz Vermelha do Ceará, conselheiro Municipal de Saúde de Caucaia, conselheiro estadual do Consea, conselheiro de Promoção da Igualdade Racial de Fortaleza e membro da Comissão Nacional 1 milhão de Negros. Jornalista e publicitário, traz no seu currículo vários projetos e ações para os Povos Ciganos.
SERVIÇO
Live com Rogério Ribeiro, do Instituto Cigano do Brasil
Entrevistado por Almir Mota
Dia 10 de maio, terça-feira, às 19h
No Instagram @casadoconto
Lançamento do projeto Baú de Leitura – Territórios
Dia 20 de maio, sexta-feira, às 15h
Na Associação Comunitária dos Produtores do Assentamento Antônio Conselheiro em Ocara