Evento debate os 32 anos do ECA nesta quinta-feira (14), às 10h
Em parceria com a Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), a ONG Visão Mundial – que atua na proteção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade – realiza nesta quinta-feira (14), a partir das 10h, um seminário para debater os avanços e desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente, que completa exatos 32 anos nesta semana. O evento será realizado no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) do Pici, em Fortaleza.
O encontro vai reunir representantes da Funci, da Terre des Hommes Brasil e da própria Visão Mundial, abordando temas como proteção, segurança alimentar e violência sexual, além dos avanços na garantia de direitos às crianças e adolescentes em nosso País.
Uma das palestrantes será a escritora Mônica Mota, autora do livro “Menino Bernardo”, lançado neste ano e que conta as aventuras e brincadeiras de um menino cadeirante junto com seus amigos. A obra dá visibilidade a um público ainda pouco representado na literatura infanto-juvenil: as crianças com deficiência. Além disso, também faz menção ao ECA, como forma de estimular os pequenos leitores a entenderem seus próprios direitos.
Durante o seminário, os especialistas vão fazer um balanço dos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Programação
10h: Abertura do Evento
10h15: Iraguassu Filho, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã – Avanços e Desafios do ECA
10h30: Márcia Monte, assistente social da Visão Mundial – Comissões de Proteção na Escola
10h45: Reginaldo Silva, coordenador nacional de Advocacy e Participação Juvenil da Visão Mundial – Insegurança Alimentar
11h: Evelyne Lima, assessora comunitária no Instituto Terre des Hommes Brasil – Violência Sexual: da prevenção aos desafios do acesso à justiça
11h15: Mônica Mota, autora de “Menino Bernardo”
Serviço:
“32 anos do ECA: os avanços e desafios na garantia de direitos das crianças e adolescentes”.
Data: 14/07/2022
Horário: 10h
Local: CUCA Pici
Endereço: Rua Cel. Matos Dourado, 1499, Pici
Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.