Domino’s vai mudar a forma do brasileiro pedir pizza

Domino’s vai mudar a forma do brasileiro pedir pizza

Maior rede de pizzarias do mundo libera o consumidor a montar sua própria pizza. Com inteligência artificial, sistema calcula porções e sugere inúmeras combinações.

Se o brasileiro estava acostumado a pedir sua pizza preferida por sabores (seja lá onde for), pode se preparar agora para fazer pedidos completamente customizados. A Dominos Pizza, maior rede de pizzarias do mundo, permitirá que os amantes das redondas escolham TODOS os seus ingredientes e os combinem da forma que desejarem.

Vai funcionar da seguinte forma, explica Diretor Comercial da companhia, Eduardo Ribeiro: “Os nossos milhares de clientes passam a assinar suas próprias receitas. Isso é revolucionário para o mercado brasileiro de pizzas e uma inovação que precisou de muita tecnologia e análise de dados para garantir que as inúmeras combinações chegassem a um sistema integrado em mais de 300 lojas”, afirma ele.

Para desafiar o consumidor a usar a criatividade e mudar seu comportamento, a Domino’s investiu em inteligência artificial para garantir que o tempo de preparo e de entrega, um ativo importantíssimo para a marca, estivesse preservado, independentemente do tipo de pedido.

Foram semanas de treinamentos online e presenciais para que os atendentes pudessem aprender a lidar com o novo sistema, que faz a gestão dos pedidos nas lojas. Antes, as telas mostravam apenas os sabores tradicionais, agora passam a apresentar os ingredientes separadamente, trazendo adaptações de porções. A partir de inteligência artificial, as porções ideais são calculadas de acordo com a combinação escolhida pelo cliente e a loja recebe o pedido com gramatura e quantidades adequadas para que a pizza fique perfeita.

“Pode parecer uma mudança simples, mas na prática não é. Os nossos pizzaiolos estavam acostumados a montar sabores fixos, acrescentando um ou outro item extra, ou retirando cebola e azeitona, com quantidades exatas de cada ingrediente. Mas agora o desafio é montar pizzas com combinações das mais variadas, de forma surpresa, que exigem adaptações das porções. Aí entra a tecnologia e a automação do sistema. Outro diferencial bacana é que o sistema sugere novos ingredientes”, explica Eduardo.

Para implementar essa mudança de forma simultânea em toda a rede foi desenvolvido um trabalho cuidadoso que garante o tempo de montagem das pizzas na loja e de entrega para o cliente. Segundo o Diretor Comercial da Domino’s, as redondas continuam a ser montadas em 3 minutos e são entregues em cerca de 26 minutos no total. Além disso, o consumidor não precisa temer mudanças no padrão de qualidade: “a tecnologia das caixas patenteadas que mantém as pizzas sem grudar e quentes por mais tempo e a temperatura do forno, que é a mais alta do mercado, continuam sendo as mesmas”, conclui.

Para acompanhar a virada do cardápio e o anúncio do ‘Monte sua pizza’, a Domino’s reuniu seus executivos e colaboradores em uma sala de monitoramento e controle com conexão em tempo real às mais de 300 lojas. Havia DJ e pizzas à vontade para o restante do time nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, para celebrar uma mudança tão estrutural.

“Tenho certeza de que nossos clientes vão adorar! A gente tem uma mentalidade provocativa, empreendedora, de apostar em algo diferente. Foi assim quando convidamos os clientes a fazerem pedidos usando, por exemplo, Whatsapp e assistentes de voz”, comenta ele.

Segundo o executivo, o fortalecimento do delivery evidenciou a necessidade de se investir cada vez mais na experiência do consumidor e a Domino’s Pizza — que foi criada para fazer entregas na década de 60 e já dominava bem esse mercado — passou a utilizar a tecnologia como um pilar transversal para criar soluções customizadas e novos pontos de contato na jornada do cliente com a marca. Essas soluções e novos insights vêm a partir do estudo de um robusto banco de dados. Atualmente a Domino’s acompanha de perto o comportamento do seu consumidor.

Sobre a Domino’s Pizza
Maior rede de pizzarias do mundo, a Domino’s é uma empresa de tecnologia que vende pizzas. No Brasil, é líder em número de lojas e desenvolve soluções que transformam a experiência do consumidor e os processos de gestão e produtividade. A companhia está em ritmo acelerado de expansão e quer dobrar de tamanho até 2025, com investimentos de R$ 250 milhões, chegando a 650 lojas no país.

Suyane Costa