Professores Fellipe Guerra e Luís Gouveia lançam livro sobre a Prestação da Informação entre Brasil e Portugal
O professor Fellipe Guerra juntamente com o prof. Luis Gouveia lançaram o livro “Prestação da Informação Contabilística-Fiscal das Empresas para o Governo: Um estudo comparativo entre Brasil e Portugal”. O momento foi realizado na última terça-feira (04), no Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto, em Portugal.
O conteúdo do livro surgiu a partir da tese de doutorado realizada pelo Prof. Fellipe, e tal pesquisa focou em desenvolver um estudo sobre o sistema dos dois países e a proposta de um modelo ideal, de modo a identificar as problemáticas encontradas pelos profissionais da contabilidade em ambos os países e apresentar soluções.
A pesquisa contou com 681 respondentes válidos no Brasil e 217 respondentes válidos em Portugal. De acordo com o prof. Fellipe Guerra, o estudo levou em consideração o nível de governo eletrônico dos dois países, o ambiente de negócios, a quantidade de obrigações tributárias, a complexidade do sistema tributário e os regimes de tributação, tudo isso sob a ótica dos profissionais da contabilidade.
“Por meio deste estudo, conseguimos identificar, por exemplo, que os portugueses têm mais dificuldades para informar dados ao fisco enquanto os brasileiros têm mais dificuldade na informação da folha de pessoal. Também foi possível notar a sensação unânime de ambos os profissionais sobre o envio de dados duplicados, erros, bem como a necessidade de redução e simplificação de obrigações. Essas informações foram essenciais para a produção da proposta que será apresentada no livro”, comenta Fellipe Guerra.
O prof. Luís Gouveia destaca a importância da produção deste livro. “A questão fiscal é relevante para o desenvolvimento da atividade econômica e ainda mais num contexto de transformação e de desafio como aquele que vivemos. A obra propõe um estudo sobre como simplificar as questões fiscais, em respeito pelo seu reporte e pela atividade desenvolvida pelos profissionais da contabilidade, apresentando um estudo realizado no Brasil e em Portugal”, finaliza Gouveia.
Currículo Fellipe Guerra
Contador e Tributarista. Presidente do CRCCE. Pesquisador no Pós-Doutorado e Doutor em Ciências da Informação pela UFP-Portugal. Mestre em Administração e Controladoria pela UFC. Especialista em Direito e Processo Tributário. Membro da academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará. Autor, co-autor e coordenador de 10 Livros nas áreas de Contabilidade, Tributos e Gestão Empresarial. Membro do Grupo de Trabalho do SPED do CFC. Coordenador e Professor de Pós-graduação no IPOG Brasil. Sócio Fundador do Grupo Compliance (Contabilidade, Consultoria Empresarial e Educação).
Currículo Luís Gouveia
Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa. Possui Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster, Reino Unido. Mestrado em Engenharia Eletrônica e de Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Licenciatura em Informática, Matemáticas Aplicadas pela Universidade Portucalense. Possui graduação em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Na Universidade Fernando Pessoa é coordenador do programa de doutoramento em Ciências da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação, membro eleito do seu conselho de estratégia. É coordenador eleito do Grupo Informação, Comunicação e Cultura Digital, do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, um dos Grupos de I&D da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pertence ao conselho consultivo e direção norte da APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, uma ONG Portuguesa com tradição na discussão e divulgação das questões do digital na sociedade, com mais de 20 anos. Desenvolve atividade docente há 30 anos no ensino superior, tendo colaborado com universidades em Portugal e no estrangeiro, nas suas áreas de especialidade. Os seus interesses são o digital e como explorar o seu potencial para melhorar a atividade humana.