60% dos homens acima de 65 anos podem ter câncer de próstata, especialista explica como se prevenir
“A cada ano são diagnosticados 65 mil novos casos e cerca de 15 mil homens morrem todos anos de câncer de próstata, só no Brasil”, disse o urologista Ulisses Albuquerque
A próstata é uma glândula que pesa cerca de 20 a 30 gramas e está localizada na frente da bexiga, envolvendo uma porção inicial da uretra, que é o tubo responsável por eliminar a urina, além de produzir o sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. A partir dos 40 anos de idade, essa glândula cresce e se modifica em todos os homens. No entanto, com o passar do tempo, dependendo de diversos fatores internos e externos, pode ocorrer uma produção anormal de células na próstata, causando uma neoplasia, mais conhecida como câncer.
De acordo com Ulisses Albuquerque, médico urologista do Cruz da Vida, em seu estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta nenhum sinal. “É possível que nesse período, o homem não esteja apresentando nenhum sintoma, como sangue na urina, dor na ejaculação ou dor na região das costas, e o câncer já esteja em atuação. Por isso, buscar uma avaliação, ainda que seja assintomático, é importante para o diagnóstico precoce, uma vez que o estágio inicial é a fase com mais chances de cura”, enfatizou.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Há ainda outros fatores de riscos como tabagismo, histórico familiar e alterações genéticas, além do fator idade avançada. Para o urologista Ulisses Albuquerque, conforme o avançar da idade, a manutenção das células já não é mais tão efetiva como na juventude, o que torna o indivíduo vulnerável e suscetível a multiplicação irregular e descontrolada de células tumorais.
“Essas células desreguladas e não saudáveis são as responsáveis pelo desenvolvimento do câncer na próstata. Contudo, a idade avançada não é o único parâmetro para a existência do tumor nessa glândula, existem outros fatores de risco que podem predispor a esse câncer, como hábitos errados de vida e hereditariedade. Lembrando que essa patologia pode ser prevenida com a manutenção de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ”, disse.
Diagnóstico
O diagnóstico precoce pode ser realizado através de uma investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, tanto de homens que estejam apresentando sinais e sintomas da doença ou ainda àqueles assintomáticos, e que ainda pertençam aos grupos com maior chance de ter a doença.
No caso do câncer de próstata, os exames indicados são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Quanto mais antecipado for o diagnóstico, melhores serão os resultados durante o tratamento. A investigação também deve ser feita rapidamente no momento em que houver alguns destes sinais e sintomas: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar diversas vezes durante o dia ou à noite, dores constantes na região das costas e quadril e sangue na urina.
Geralmente, esses sintomas não são causados por câncer, porém se persistirem, é necessário uma avaliação com um urologista.
Cruz da Vida
A associação Cruz da Vida, sem fins lucrativos, é formada por um grupo de médicos e outros diversos profissionais da saúde católicos. As ações realizadas pelo projeto são contínuas e abrangem tanto a capital do Ceará como cidades do interior. Em 2022, o Cruz da Vida também ampliou seus trabalhos para a cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Desde 2017, o grupo atua nas mais diversas áreas ofertando serviços de saúde especializado gratuito à população de baixa renda. Até o momento, as ações proporcionaram a realização de mais de 135 cirurgias, 221 exames e cerca de 3200 pessoas foram atendidas.