12º Festival Popular de Teatro de Fortaleza agita os espaços públicos de Fortaleza

12º Festival Popular de Teatro de Fortaleza agita os espaços públicos de Fortaleza

O Festival Popular de Teatro de Fortaleza (12º Feptef) retoma suas atividades em plenitude, após hiato causado pela pandemia. Idealizado e realizado pela Cia Prisma de Artes, com apoio institucional da Lei do Mecenato por meio do Governo do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura (Secult Ceará) e agradecimento da Enel, a 12ª edição possui o tema “Teatro – arte do encontro”, marcando o reencontro do público com artistas e grupos teatrais. O evento, que ocorre desde a última quarta-feira (16) e segue até dia 26 de novembro, envolve a capital Fortaleza em diversas atrações com grupos de teatro locais e nacionais, com programação múltipla, tendo como palco os espaços públicos da cidade, dentre praças, terminais de ônibus, ruas e muito mais. Todas as apresentações são gratuitas, com peças voltadas para o público infantil e adulto.

Além das apresentações teatrais, o Festival Popular de Teatro também oferecerá oficinas e trocas de experiências de grupos de todo o Brasil. “Estamos contentes em  oferecer ao público mais uma edição Feptef, com uma programação plural e descentralizada, democratizando a cultura. Oferecer oportunidades de formação gratuitas com as oficinas reforça o reconhecimento da importância do fazer teatral”, comemora.

Descentralização de espetáculos
O 12º Festival Popular de Teatro conta com mais de 30 apresentações teatrais de grupos e artistas do Ceará e de diferentes estados brasileiros. Neste ano, o evento contou com uma grande novidade: ultrapassou as fronteiras da capital Fortaleza e levou apresentações às cidades de Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Morada Nova – expandindo a cultura também para o interior do Ceará.

Para o coordenador geral do evento, Raimundo Moreira, essa novidade rompe as barreiras geográficas e expande o acesso à cultura para mais pessoas. “Normalmente, o teatro fica restrito às grandes capitais. Expandir para o interior é um marco para o festival e para as pessoas que terão acesso ao teatro nas ruas e de forma gratuita”, afirma o coordenador.

Sobre a Cia Prisma de Artes:
A Cia. Prisma foi fundada em 1985, trazendo na bagagem um intenso trabalho cultural na periferia de Fortaleza. O Grupo surgiu com jovens que trabalhavam em movimentos culturais na Igreja Católica e que, mais tarde, passaram a ampliar a sua atuação e criaram o Festival Popular de Teatro de Fortaleza que tomou conta das ruas da capital cearense. O movimento – que tem mais de uma década – tem como objetivo democratizar o acesso ao teatro, levando espetáculos para terminais de ônibus, praças, e até mesmo lugares inusitados como transporte público em movimento e cemitérios. “É clichê, mas acreditamos que a arte deve ir onde o povo está e é isso que tentamos fazer”, lembra Raimundo Moreira, ator e diretor na Cia Prisma de Artes. 

Serviço
XII Festival Popular de Teatro de Fortaleza
Data: 16 a 26 de novembro

Suyane Costa