4 estratégias para aumentar suas vendas na internet neste Natal

4 estratégias para aumentar suas vendas na internet neste Natal

Segundo dados da CNDL, o Natal de 2022 deve injetar cerca de R$ 66,6 bilhões na economia brasileira. Especialista destaca vendas online 

A expectativa pelas festas de final de ano aumenta conforme o mês de dezembro se aproxima. A data natalina promete movimentar os pontos de vendas em todo o Brasil, seja em lojas online ou offline, levando mais de 118 milhões de consumidores à realizar compras. Os números foram apontados em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Segundo os dados, o Natal de 2022 deve injetar cerca de R$ 66,6 bilhões na economia brasileira. 

De acordo com o especialista em marketing e vendas, Bruno Falcão, “investir no mercado de vendas online é uma estratégia coringa, uma vez que grande parte dos consumidores desistem de comprar em lojas físicas em virtude da lotação de pessoas no local e ausência de comodidade”. 

Com isso, muitos empreendedores devem aproveitar a oportunidade para investir nos canais digitais e garantir uma ótima experiência de compra ao seu cliente. Bruno Falcão também destaca 4 pontos principais que podem alavancar suas vendas na internet e aproveitar as festas de final de ano para lucrar. 

1º Promoções
Uma das maneiras de incentivar o consumidor a finalizar uma compra na sua loja online é com a criação de promoções relâmpago, descontos cumulativos em produtos, fretes sem cobranças e sorteios através das suas redes sociais. Além disso, outro meio de cativar o seu possível cliente é proporcionar uma interação com aqueles que visitam seu site e redes sociais.

Essa interação não precisa sempre ter a finalidade de compra. Ao usar memes promocionais natalinos e ações que acompanhem as tendências no universo digital, você atrai mais pessoas para a sua marca e proporciona afinidade com seu empreendimento. Então, seja criativo sem medo!

2º Expanda os canais de vendas
Investir em canais diferentes de vendas na internet pode ser a melhor estratégia para aumentar o lucro nas festas de final de ano, pois ainda que seja o mesmo produto, você tem a chance de alcançar públicos diversos em locais distintos. Pode ser que o jovem que está no seu Instagram e TikTok, não esteja no seu site ou vice-versa.

Lembre-se sempre daqueles consumidores mais tradicionais, que ainda optam por comprar em sites ao invés de redes sociais. Já no marketplace, você também pode encontrar um outro público, sem a necessidade de elaborar grandes divulgações e conteúdos. 

3º Crie conteúdos que convertam em venda

Durante o período de natal, as pessoas tendem a ser mais reflexivas e emotivas. Use esse gatilho, de forma ética e solidária, para produzir conteúdos que casem com esse momento. Veja como seu produto ou serviço agrega valor ao consumidor, de forma que seu cliente olhe para sua criação e a enxergue como indispensável na sua festa de Natal.

Use vídeos, artes com chamadas para ação (call to action), mostre humanização nas suas produções e isso deixará seu cliente ainda mais encantado por sua marca. 

4º Corrija os erros do seu e-commerce
Torne a experiência do seu consumidor a melhor possível. Caso ele entre no seu e-commerce e encontre alguma instabilidade, a probabilidade de ele desistir da compra será grande. Observe sempre se as informações estão claras, veja se a página de pagamentos oferece facilidades. Além disso, avalie o carregamento das imagens e a atualização delas. 

A experiência do visitante na sua loja virtual precisa ser única e prática. Deixe seu e-commerce com a cara do Natal. Se os erros citados persistirem, você correrá o risco de perder a oportunidade de lucrar ainda mais neste período de festas. 

Bruno Falcão ainda reforça que essas estratégias são básicas para quem deseja obter autoridade no comércio online e elas podem ser aplicadas em qualquer período do ano, desde que a constância seja mantida. Além disso, “os empreendedores devem estar atentos às inovações e sempre abertos para as mudanças. Para quem trabalha com lojas virtuais, se atualizar é essencial”. 

Suyane Costa