RioMar Fortaleza recebe exposição itinerante de sensibilização da Herpes Zoster

RioMar Fortaleza recebe exposição itinerante de sensibilização da Herpes Zoster

Os relatos de quem sofre com herpes zoster apontam que as dores lancinantes podem ser comparadas com sensações de agulhadas, choques, pontadas e impressão de que a pele está queimando1-3. Essas sensações são o fio condutor da exposição itinerante Casa Zoster, promovida pela GSK em parceria com a Publicis Brasil, que desembarcou no RioMar Fortaleza. O evento gratuito é mais uma ação da biofarmacêutica para a campanha de conscientização sobre a doença e segue aberto para visitação até a próxima segunda-feira (05), no Piso L3 do shopping.

A exposição iniciou em novembro e já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. Os ambientes simulam uma casa composta por três cômodos sensoriais com um totem interativo que traz informações sobre a doença e relatos de pacientes.

A sala de lava, desenvolvida com cores quentes, remete à dor extrema do herpes zoster em pacientes que têm a sensação de pele queimando. O banheiro,  revestido por itens que representam descargas elétricas e mostram a impressão de choque causado pela doença. Por fim, o quarto das perfurações contará com objetos pontiagudos e cortantes para trazer as sensações de cortes, perfurações e “estocadas” relatadas pelos pacientes. 

“Sabemos como os pacientes sofrem com herpes zoster e nosso objetivo é chamar a atenção de forma visual para a conscientização da doença que possui medicamentos destinados ao seu tratamento, assim como prevenção através da vacinação.”, afirma Gunnar Riediger, Líder da Unidade de Negócios de Vacinas & HIV da GSK.

Dani Ribeiro, Diretora-Executiva da Publicis Brasil, explica que o objetivo é transmitir o máximo das sensações relatadas pelos pacientes, sem precisar que o público sinta qualquer desconforto físico. “Queremos aumentar a conscientização sobre o herpes zoster, por isso as intervenções foram desenvolvidas para serem visualmente impactantes. No lugar dos móveis tradicionais, temos móveis com sensações visuais que remetem as dores que os pacientes com a doença têm. Esses objetos serão atrelados aos relatos de pessoas reais que serão transmitidos nas telas, tornando a ação ainda mais intensa”, explica.

Sobre o herpes zoster
Herpes zoster, popularmente conhecido como “cobreiro”, é uma doença dolorosa causada pela reativação do vírus varicela zoster, o mesmo que causa a catapora. 1,4 Nosso sistema imune naturalmente enfraquece ao longo do tempo, conforme envelhecemos, o que pode permitir a reativação do vírus, causando o herpes zoster¹.

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA mostram que aproximadamente um a cada três adultos desenvolverá herpes zoster em algum momento da vida¹. Pessoas com 50 anos ou mais provavelmente já são portadoras do vírus, adquirido através de infecção que, em algum momento da vida, causou a catapora¹. E, independentemente do quão saudável a pessoa se sinta, é imprevisível o momento em que o vírus irá se manifestar¹.

A vacinação é a principal forma de prevenção do herpes zoster.1,4 Dr. Jessé esclarece ainda que há tratamento para a doença: “Existe tratamento para o herpes zoster, mas muitas vezes ele não ocorre no momento mais adequado e não garante evitar a principal complicação da doença, que é a neuralgia pós-herpética”.

Sobre a GSK
A GSK é uma biofarmacêutica multinacional que tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global. A companhia pesquisa, desenvolve e fabrica vacinas e medicamentos especializados nas áreas de Doenças Infecciosas, HIV, Oncologia e Respiratória/Imunologia. No Brasil, a GSK é líder em Vacinas, HIV e na área Respiratória, onde há mais de 110 anos atua transformando a saúde dos brasileiros.

Serviço:
Exposição itinerante Casa Zoster chega ao RioMar Fortaleza
Local: Piso L3, ao lado na Praça de Alimentação (R. Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Visitação: Até 05 de dezembro, das 10h às 22h, segunda a sábado; das 13h às 21h, domingo
Acesso gratuito

Referências

1.CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Prevention of Herpes Zoster. Recommendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP). Disponível em: https://www.cdc.gov/mmwr/preview/mmwrhtml/rr5705a1.htm. Acesso em: 26 de outubro de 2022.

2. KATZ, J.; MELZACK, R. Pain control in the preoperative period,

measurement of pain. Surg Clin North Am, v. 79, n. 2, p. 231-52, 1999.

3.YAWN, B.; GILDEN, D. The global epidemiology of herpes zoster. Neurology, 81 (10): 928-930, 2013.

4. Ministério da Saúde. Herpes (Cobreiro). Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/herpes-cobreiro-1. Acesso em 11 de outubro de 2022.

5.KAWAI, K.; GEBREMESKEL, B. G.; ACOSTA, C. J. Systematic review of incidence and complications of herpes zoster: Towards a global perspective. BMJ Open, v. 4, n. 6, 2014.

Suyane Costa