Lean nas emergências: HRN reduz em 34% superlotação na emergência e abrevia em cerca de 50% tempo de internação

Lean nas emergências: HRN reduz em 34% superlotação na emergência e abrevia em cerca de 50% tempo de internação

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços de urgência e emergência, reduzindo a superlotação, otimizando a rotatividade de leitos e melhorando a qualidade da assistência prestada, o Projeto Lean nas Emergências proporcionou resultados efetivos ao Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Desde o início da consultoria, em junho deste ano, já houve uma redução de 34% na superlotação da emergência. Além disso, foi constatada uma queda de 51% no tempo de permanência do usuário, que recebe alta diretamente da emergência, e de 48% na duração da espera por um leito entre os internados em enfermarias.

O Projeto Lean é uma iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanes, e está em seu sexto ciclo. As visitas presenciais dos consultores encerraram no mês de novembro. Nos seis meses seguintes, o HRN ainda contará com visitas on-line.

Segundo o médico consultor Marcus Vinícius Melo de Andrade, entre os avanços do Projeto, estão a “redução do número de pacientes embarcados no pronto-socorro aguardando internação, melhora dos fluxos das unidades, diminuição do tempo médio de permanência e maior organização dos setores”. O especialista em processos, José Roberto Rogério, completa que houve, ainda, uma maior rapidez na internação. Outro ponto positivo foi o crescimento da satisfação dos pacientes mensurado pela ampliação dos elogios registrados na Ouvidoria.

O diretor-geral do HRN, Daniel Hardy Melo, ressalta que muitos são os benefícios do Lean. “O Projeto vem melhorando a comunicação entre as equipes, possibilitando a compreensão das necessidades dos outros setores e agilizando as pendências dos pacientes”, explica. Segundo o médico, estratégias como o huddle entre as diversas equipes do hospital, os rounds localizados nos setores, além das mudanças de layout na emergência têm contribuído para uma comunicação mais efetiva da equipe multiprofissional e impulsionam os resultados positivos para os atendidos no HRN. “Melhora a gestão de leitos e possibilita a alta dos pacientes em tempo mais oportuno”, avalia.

Suyane Costa