Ceará Gestão 2022: Barros reúne empresários e executivos em encontro sobre inovação, diversidade e experiência do cliente
Promovido pela Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral, evento destacou lideranças femininas
Com o tema “Relações que moldam o futuro”, a Barros Soluções em Gestão, associada à Fundação Dom Cabral no Ceará, promoveu na última quarta-feira (07), o Ceará Gestão 2022, voltado para o mundo executivo empresarial. Realizado no BS Design, o eventou contou com palestras de lideranças femininas e profissionais de destaque no mercado como Grazi Mendes, Head de Diversidade da ThoughtWorks; Paula Pimenta, General Manager da The Body Shop Brasil, marca do grupo Natura&CO; e Manuella Curti, CEO da Purificadores Europa. O público foi recepcionado com apresentação artística do grupo Catabum, projeto da Tapera das Artes.
Durante a abertura, o diretor geral da Barros, Valdemar Barros, destacou a importância do encontro como forma de potencializar relações e exercitar novos olhares para a construção de um futuro melhor. “Temos a oportunidade de entender a potência que somos quando fazemos conexões, quando trabalhamos juntos e fazemos a diferença juntos. À medida que a gente vai vendo cada linda história e o movimento de qualificação, de capacitação, de modelos de gestão e governança, de elevação da maturidade e de uma atuação conjunta nos ecossistemas que participamos, de fato, a gente percebe que pode fazer mais. E é por isso que nós estamos aqui, para entender que olhares são fundamentais para exercitar e sairmos essa noite melhores do que chegamos”, apontou.
Realizado anualmente, o evento exclusivo para clientes reuniu empresários, executivos, diretores, presidentes e dirigentes de empresas cearenses de médio e grande porte, entre elas Alvoar Lácteos, Nossa Fruta, Shopping Del Paseo, Omnimagem, Mulher Cheirosa e Fígaro Barbearia, Pinheiro Supermercados, Super Lagoa.
Com a proposta de gerar conexões de marcas, empresas e soluções, esse ano, o Ceará Gestão teve o apoio de grandes organizações como Siteware, Naturágua, Grupo Cidade de Comunicação, Nosso Meio, Sobral Gráfica, Alyne Cosméticos, WireLink, Café Santa Clara, entre outros.
Mulheres que inspiram
Com foco na experiência do cliente, a general manager da The Body Shop Brasil, marca do grupo Natura&CO, Paula Pimenta, falou sobre cases e tendências de estratégias que as marcas podem desenvolver para ter maior rentabilidade nos negócios. Para a executiva, as empresas precisam estar atentas às vivências que podem proporcionar aos clientes baseadas em necessidades básicas, que, muitas vezes, não são percebidas, como atendimento, pós-venda, comunicação responsável, ações nas lojas, etc. Em sua palestra, Paula também destacou que o cliente está disposto a pagar mais pelo produto ou serviço dependendo do nível de experiência oferecido.
A CEO da Purificadores Europa, Manuella Curti, apresentou ao público a história desafiadora ao assumir o comando da empresa da família aos 26 anos, após a morte do pai e o assassinato do irmão. Com uma fala corajosa e motivadora, a empresária destacou a necessidade de manter o legado familiar, mesmo que com mudanças, a partir de relações de gestão e liderança baseadas no respeito e nas pessoas. Pioneiro no mercado brasileiro, o grupo é referência em purificadores de água há 38 anos com mais de 42 prêmios que atestam sua qualidade.
Para encerrar a noite de debates enriquecedores, a head de diversidade, equidade e inclusão da ThoughtWorks, Grazi Mendes, trouxe em sua apresentação questionamentos sobre formas de criar novas perspectivas de futuro a partir de ações realizadas no presente. “Em um país diverso como o Brasil, formado por mais de 52% de mulheres, mais de 54% é negra, o que justifica as organizações não serem diversas?”, frisou. A especialista mostrou dados e cases, apontando como as empresas que abraçam a diversidade alcançam maior sucesso.
“A inovação só acontece em ambientes diversos, inclusivos, que conseguem pensar fora da caixa do Eco, em que todos pensam igual por estarem diante de uma mesma visão de mundo. Além disso, as pessoas querem trabalhar e consumir de negócios plurais, sendo então um grande potencial de crescimento, mesmo que não seja confortável. Não tem transformação sem desconforto”, aponta.