Rinomodelação: entenda os cuidados e a forma correta de realizar o procedimento
A rinomodelação, também chamada de bioplastia nasal, consiste num procedimento estético para melhorar a aparência do nariz. Ela permite resolver a grande maioria dos casos em que se verifica a existência de problemas estéticos, e com a vantagem de não recorrer à cirurgia tradicional.
“A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo, podendo ser realizado com a injeção de ácido hialurônico, botox e/ou fios de tração. É aconselhada para elevação da ponta nasal, para a diminuição da saliência óssea na parte superior do nariz (giba nasal), para a correção de assimetrias e muitas outras finalidades para a harmonia da face”, ressalta a especialista em Harmonização Orofacial, Eduarda Diógenes.
Ela cita o caso mais recente envolvendo o cantor Naldo Benny. Segundo a especialista, as intercorrências são muito raras, mas podem acontecer, principalmente se não forem adotados os cuidados técnicos específicos relativos ao procedimento. “No caso do cantor Naldo, a injeção intravascular de ácido hialurônico pode ter prejudicado o aporte sanguíneo para a região daquele vaso. Como consequência, houve a necrose do tecido”, argumenta.
Para reverter o quadro, ela ressalta que há um tratamento que degrada o preenchedor aplicado na região, além de medicamentos e manobras clínicas que ajudam, inclusive, a evitar este tipo de intercorrência, em especial, nas primeiras horas após o procedimento. “A rinomodelação é segura, desde que seja realizada por um profissional habilitado e experiente”, complementa.
Sobre Eduarda Diógenes
Com mais de 5.000 procedimentos realizados, Eduarda Diógenes é cirurgiã-dentista há mais de 10 anos, especialista em Harmonização Orofacial pela Associação Brasileira de Odontologia, com formação internacional em Harmoninzação Orofacial nos Estados Unidos pelo AdventHealth Nicholson Center – Centro de Pesquisa e Treinamento Médico em Orlando, Flórida, com capacitação realizada pela American Society of Anatomy na Universidade de Harvard.
Também é autora de uma pesquisa inédita sobre rejuvenescimento facial com bioestimulador de colágeno – Sculptra, publicada na revista científica Health & Society. É empresária e proprietária de duas unidades de atendimento nas cidades de Limoeiro do Norte e Fortaleza.