Mutirão de limpeza de praia reúne cerca de 150 voluntários no Poço da Draga

Mutirão de limpeza de praia reúne cerca de 150 voluntários no Poço da Draga

Todo resíduo reciclável coletado foi destinado para associação de reciclagem do bairro Pirambu; já os resíduos orgânicos serão compostados e doados à agricultura familiar

Com número recorde de voluntários, a comunidade do Poço da Draga recebeu, no último domingo (15), cerca de 150 pessoas prontas para unir forças e participar de um mutirão de coleta de resíduos na faixa de praia. A iniciativa foi promovida pelo Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, em parceria com a ONG Nossa Iracema. O mutirão foi o primeiro de uma série de ações de conscientização que acontecerão em 2023 em parceria com a marca de refrigerantes Sprite e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, a Solar Coca-Cola. 

Mesmo com o tempo chuvoso, os voluntários de diferentes faixas etárias encheram o Pavilhão Atlântico do Poço da Draga, o que foi considerado um número recorde segundo a ONG Nossa Iracema, que há três anos desenvolve ações similares. Divididos em três grupos de ação, a coleta contemplou toda a extensão da Praia de Iracema próxima à obra do aquário. Os resíduos recicláveis gerados e coletados no evento foram destinados para a cooperativa Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (SOCRELP). Já os resíduos orgânicos serão compostados pela YBY Soluções Sustentáveis e o adubo doado para a agricultura familiar.

O movimento também marcou a inauguração oficial da Tartaruga Clarinha, escultura feita de cocos recolhidos na praia, assinada pelo artista plástico Carlos Careca. Além de representantes da ONG, a ocasião contou ainda com a presença de Gabriela Otero, geógrafa e coordenadora do Blue Keepers – programa de combate ao lixo no mar, ligado ao Pacto Global  –, Alana Soares, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola, e Cássia Vasconcelos, articuladora social e representante da comunidade do Poço da Draga.

A iniciativa que contempla seis cidades brasileiras já esteve em Recife (PE) e Salvador (BA) e parte agora para Manaus (AM), seguindo posteriormente para Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP). De acordo com a coordenadora do Blue Keepers, Fortaleza foi a capital “mais engajada” ao se comprometer com a ação. “A ideia é que todas as cidades se mobilizem, não somente para os mutirões, mas também para que reflitam de onde vêm os resíduos que acabam parando em nossos mares”, explicou Gabriela Otero. 

A iniciativa marca também o engajamento da Sprite no programa Blue Keepers, que faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para a transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando assim a reciclagem do material. 

Sobre a The Coca-Cola Company
The Coca-Cola®️ Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®️, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. Saiba mais em www.coca-colacompany.com e siga-nos no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país e tem a ambição ser referência mundial em serviços, produção e distribuição de bebidas. Para isso a companhia busca avançar nas melhores práticas que levam a um ambiente cada vez mais sustentável. Saiba mais em www.solarbr.com.br.

Sobre Blue Keepers
O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.

Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org.

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.

Suyane Costa