Pincéis e esponjas: Casa Linda Flor alerta para os cuidados com a higienização dos itens de maquiagem

Pincéis e esponjas: Casa Linda Flor alerta para os cuidados com a higienização dos itens de maquiagem

A higienização de pincéis e esponjas é essencial para a saúde da pele, para a preservação dos itens e também pode ser considerada um passo de skincare. Além disso, nesse atual momento de pandemia, a limpeza do material de maquiagem deve ser redobrada, onde a lavagem deve virar parte da rotina. A Casa Linda Flor, espaço referência no mercado de beleza e autocuidado, dá dicas de como cuidar dos seus itens de maquiagem, deixando a pele mais saudável e a produção mais bonita.

Independente da preferência na hora de maquiar, shampoo neutro e água é a combinação mais comum e eficiente para a limpeza de esponjas e pincéis, sejam eles de cerdas naturais ou sintéticas. Para a maquiadora Grazy Lourenzo, a forma consegue retirar toda a sujeira e resquícios de maquiagem que estão acumulados. “Basta aplicar e esfregar com delicadeza, enxaguando com água corrente, mas evitando jatos fortes. Para os produtos mais difíceis de sair, como a base, pode ser usado também a água morna. Quem preferir, também pode usar o sabonete neutro em barra”. Grazy também alerta para os cuidados com os cabos dos pincéis no momento da lavagem. “A única parte que deve entrar em contato com água são as cerdas, os cabos podem acabar descolando, prejudicando a vida útil do material”, explica. Os itens devem secar naturalmente em um local arejado, evitando expor diretamente ao sol e ao uso de secador. No mercado também existem produtos específicos para a limpeza desses itens, como higienizadores em spray, tapetes e luvas. A lavagem deve ser feita, no máximo, de 15 em 15 dias. 

Os itens de maquiagem, quando não são limpos com frequência, podem facilitar a transmissão de doenças para a pele e os olhos, como conjuntivite e herpes. “Com as esponjas, os procedimentos devem ser feitos com mais assiduidade ainda, pois o perigo de contaminação de fungos é bem mais propenso. Deve-se sempre estar atento para o tempo de uso e a aparência do produto, que deve ser trocado com frequência. A profissional alerta ainda para os cuidados no momento de dividir itens de maquiagem. “O ideal é que cada pessoa contenha o seu próprio material, pois a proliferação de bactérias e vírus pode ser maior, principalmente no atual cenário que vivemos”, finaliza. 

Suyane Costa