Vagas de emprego: Qual importância de um bom Currículo?

Vagas de emprego: Qual importância de um bom Currículo?

Currículo sempre foi um documento cuja finalidade é destacar as habilidades e idealizações do candidato a uma vaga de trabalho de uma forma resumida. No entanto, para que esse documento seja interessante para o recrutador, é importante que ele contenha requisitos básicos para a vaga desejada de uma forma breve.

Um Currículo Assertivo é aquele que contém os requisitos que mostrarão o conhecimento na área proposta pelo recrutador. Além disso, é importante o candidato ser objetivo naquilo que deseja apresentar, sem deixar o documento muito extenso e cansativo.

Para a diretora-executiva da AGIRH Consultoria Organizacional, Isabela Edson, todo Currículo precisa ser claro e objetivo. Se vai encaminhar o Currículo para determinada vaga é preciso que nele conste o objetivo que o candidato visa com a vaga. “Já a questão da foto, o ideal é que não se coloque foto, pois o processo seletivo é uma avaliação técnica, e nem toda foto fica bacana”, destaca.

Assim como outras profissões evoluíram ao longo do tempo, as características de um bom Currículo seguiram a mesma linha. Por isso, segundo a especialista, a orientação atual é não colocar, por exemplo, dados pessoais como RG e CPF e até mesmo endereço. “O ideal é colocar dados como nome, bairro, idade, estado civil, além, claro, das experiências. Sobre a pretensão salarial, a ideia é explanar conforme os valores da última experiência profissional, deixando claro a pretensão de negociação”. 

Outra questão importante informação, segundo ela, é citar contatos profissionais para referências. “Está em desuso há muito tempo. O que utilizamos é a rede Linkedin, rede gratuita onde é possível inserir recomendações para outros profissionais”, diz.

Características ideias de um bom Currículo
Estrutura: um bom Currículo deve possuir uma estrutura simples, mas eficaz, como: introdução, objetivo, qualidades, experiência e formação;

Número de páginas: um bom Currículo é breve e sucinto. O ideal é que não ultrapasse duas páginas;

Texto: é preciso ter atenção ao texto do seu Currículo. Fazer uma revisão para evitar erros ortográficos ou digitação podem ser cruciais;

Foto: não anexar fotos ao Currículo é a orientação. Elas só devem ser enviadas quando solicitadas e, neste caso, vale a pena optar pelas imagens 3×4;

Salários: mencionar seus pagamentos anteriores no documento não é uma boa ideia. Em alguns processos seletivos eles são fatores fundamentais de eliminação de candidatos. Deixe para tratar de valores pessoalmente, caso o recrutador toque no assunto.

Suyane Costa