Projeto Crescer, da CoBAP, capacita mulheres de baixa renda em Maracanaú a empreenderem com doces e salgados
A CoBAP, empresa que fabrica embalagens de papel ondulado, com sede em Maracanaú, está realizando o projeto Crescer, que tem como objetivo capacitar mulheres de baixa renda da região a produzirem doces e salgados para complementar a renda familiar. A iniciativa é uma parceria com o Centro de Convivência Pólo ABC Timbó, onde as aulas são ministradas todas as quintas-feiras, à tarde, por voluntárias da comunidade.
Uma das participantes do projeto é Josi Martins, de 48 anos. Ela perdeu o emprego durante a pandemia de Covid-19 e viu no Crescer uma oportunidade de recomeçar. “Eu sempre gostei de cozinhar, mas nunca tinha pensado em empreender. Com as aulas e o incentivo das minhas colegas de aula, eu comecei a fazer tortas e salgados para vender. Hoje, já tenho clientes que fazem encomendas semanais, o que garante o sustento da minha família”, conta Josi.
O projeto Crescer não só ensina as técnicas de produção de doces e salgados, mas também orienta mulheres como administrar o próprio negócio, desde o controle financeiro até a divulgação dos produtos nas redes sociais. “É muito gratificante ver as participantes crescendo não só como empreendedoras, mas como pessoas. O projeto tem transformado vidas”, afirma uma das voluntárias do Crescer.
De acordo com Agna Santos, coordenadora de Gente e Gestão e Sustentabilidade, o Projeto Crescer é um exemplo de como iniciativas sociais têm o poder de gerar impacto positivo e mudanças significativas na vida das mulheres, proporcionando novas oportunidades e perspectivas de futuro. Ela destaca a importância de valorizar e apoiar ações como essa não só em Maracanaú, mas em todo o estado do Ceará. “Projetos como o Crescer são fundamentais para promover a inclusão social e econômica das mulheres. É gratificante ver os resultados positivos na vida das participantes e de suas famílias”, afirma Agna.
CoBAP
A CoBAP atende empresas dos setores de alimentos industrializados e in-natura, calçados, vestuário, eletroeletrônicos, construção civil, bebidas e refrigerantes, saneantes e todo aquele que demandar embalagens ecológicas de qualidade industrial.
Colaborando ativamente para a estabilidade dos agentes recicladores e elevação de suas rendas familiares, através do centro de coleta e reciclagem de papelão, a CoBAP mostra com atitude o cumprimento de seus compromissos socioambientais.