Junior Achievement Ceará, Fiec e Secretaria da Proteção Social celebram a formatura de novos empreendedores criativos

Junior Achievement Ceará, Fiec e Secretaria da Proteção Social celebram a formatura de novos empreendedores criativos

Solenidade certificou 148 concludentes do programa focado no ensino do empreendedorismo

A Junior Achievement Ceará (JACE), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a SPS realizaram na última quarta-feira (21) a cerimônia de formatura do Programa Empreendedor Criativo. O evento foi marcado pela entrega de certificados de conclusão a 148 jovens profissionais que participaram das turmas realizadas entre janeiro e março de 2023 nos sete Centros de Inclusão Tecnológica Social (Cits) de Fortaleza.

A solenidade ocorreu no Auditório Waldyr Diogo, na sede da (FIEC), e contou com a presença do presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement Ceará (JACE) e do Conselho de Administração do grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso; do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; do Chefe da Casa Civil do Estado, Max Quintino; da presidente do Sindicafé e membro do Conselho da JA Ceará, Milene Alves; da titular da Coordenadoria de Inclusão Social, Jessica Souza; do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim, além de empresários, conselheiros e demais parceiros da organização.

Durante o evento, Ricardo Cavalcante destacou o poder transformador da educação e do conhecimento em empreendedorismo. “Se existe algo capaz de transformar vidas e pessoas, é a educação. Desde o início, a JA Ceará tem desempenhado esse importante trabalho, estando presente em mais de 104 municípios cearenses. O grande objetivo do Sistema FIEC é capacitar e treinar pessoas, e estamos aqui para parabenizar esses alunos”, afirmou.

O empresário Igor Queiroz Barroso também ressaltou a importância da educação financeira e dos conhecimentos empreendedores. “Quando terminei meu MBA, percebi que precisava retribuir um pouco do que recebi. Mas como posso devolver isso para a sociedade? Nosso Ceará é um estado pobre, portanto, precisamos muito de empreendedorismo criativo e educação financeira. Ver metade da turma conseguindo emprego ou começando a empreender após a formação é a minha maior alegria”, declarou.

Sobre o Empreendedor Criativo
O Programa Empreendedor Criativo, realizado em parceria com a Secretaria da Proteção Social (SPS-CE), a FIEC e empresas mantenedoras, tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos que concluíram o ensino fundamental. Através dessa iniciativa, os participantes têm a oportunidade de adquirir noções práticas de organização e operação de uma empresa, preparando-se para o mercado de trabalho, desenvolvendo perspectivas e habilidades de gestão de carreira, além de realizar um planejamento financeiro para o sucesso pessoal e profissional.

O projeto pedagógico do Empreendedor Criativo possui carga horária de 100 horas e utiliza a metodologia Aprender-Fazendo, desenvolvida pela JA Ceará. Essa abordagem proporciona aos jovens a oportunidade de vivenciar cenários e oportunidades de desenvolvimento, estimulando-os a colocar em prática seus conhecimentos e habilidades, preparando-os para os desafios do mundo profissional.

Sobre a JA Ceará
Fundada em abril de 2005, com sede em Fortaleza, a JA Ceará oferece programas educativos voltados para o empreendedorismo, beneficiando crianças, adolescentes e adultos na capital e em todo Estado. Através de sua tecnologia, busca propiciar uma nova compreensão educacional, incorporando o empreendedorismo ao currículo dos ensinos fundamental e médio.

Suyane Costa