Fortaleza recebe Congresso Internacional sobre Amamentação

Fortaleza recebe Congresso Internacional sobre Amamentação

No mês de incentivo ao aleitamento materno, conhecido como agosto dourado, Grupo AMA traz para Fortaleza grandes nomes de referência nacional e internacional 

A partir desta quarta-feira (16), Fortaleza se torna a capital mundial dos estudos relacionados à amamentação com a realização do I CIAMA – Congresso Internacional da Amamentação. O evento é promovido pelas enfermeiras e únicas Consultoras em Lactação com Certificação Internacional – IBCLC do Ceará, Mariana Gonçalves e Sabrina Alapenha. Elas lideram as empresas AMA Consultoria em Amamentação, que atende famílias na assistência à amamentação e AMA Profissionais, que oferecem cursos de formação e pós-graduação na área.

O congresso, que possui caráter científico-social, segue até o próximo sábado (19), na Escola de Saúde Pública do Ceará e é destinado a profissionais da área materno-infantil. A escolha da data está relacionada ao “Agosto Dourado”, mês de apoio e incentivo ao aleitamento, comemorado em todo o mundo.

O evento conta com palestras e cursos ministrados por profissionais de renome nacional e internacional. As temáticas abordadas incluem sono e rotina do bebê, primeiros socorros, conciliação entre o retorno ao trabalho e a amamentação, bem como situações especiais envolvendo a amamentação. Mariana Gonçalves observa: “O CIAMA tem o propósito de atualização e discussão de condutas profissionais, visando a promoção e proteção do aleitamento materno”.

Além de proporcionar atualização científica, o CIAMA colocará o Ceará no cenário de estados promotores da amamentação. “Isso é merecido, uma vez que estamos envolvidos na história da saúde no Brasil desde 1987, com a implantação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que tem contribuído para a saúde e a vida de muitos bebês”, recorda Sabrina Alapenha. O evento espera receber cerca de 300 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e demais profissionais da área materno infantil, de várias partes do Brasil e de outros países. As organizadoras ressaltam que o evento não tem fins lucrativos.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz o risco de câncer de útero e de mama nas mulheres. Para os bebês, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto e diminui em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

Conheça a AMA
A AMA Amamentação é uma empresa idealizada pelas sócias Mariana Gonçalves e Sabrina Alapenha, que reúne profissionais especialistas na área, todas mães que entendem os desafios dessa fase. A maternidade é um período de alegria, mas também de adaptação a novas atividades e rotinas, o que pode ser desafiador para os pais. A AMA oferece o cuidado e carinho que as famílias necessitam para acolher seus bebês com amor. Com atendimento presencial em Fortaleza, Ceará, e também online para todo o Brasil.

Mais Sobre o Aleitamento Materno
O aleitamento materno exclusivo até os seis meses traz inúmeros benefícios para o bebê e a mãe. Um dos principais é a proteção contra infecções gastrointestinais. O início precoce da amamentação, dentro de uma hora após o nascimento, protege o recém-nascido contra infecções e reduz a mortalidade neonatal. O risco de morte devido a diarreia e outras infecções é maior em bebês que são parcialmente amamentados ou não amamentados. O leite materno também é uma fonte vital de energia e nutrientes para crianças de 6 a 23 meses. Pode fornecer metade ou mais das necessidades energéticas de uma criança entre 6 e 12 meses, e um terço entre 12 e 24 meses. Crianças amamentadas quando bebês têm menos probabilidade de ter sobrepeso ou obesidade, melhor desempenho em testes de inteligência e maior frequência escolar. A amamentação também está associada a maior renda na vida adulta. (fonte: https://www.paho.org/)

Serviço:
I Congresso Internacional sobre Aleitamento Materno 
Data: 16 a 19 de agosto
Escola de Saúde Pública do Ceará (Av. Antônio Justa, 3161 – Meireles)
Horário: de 08h às 18
Mais informações: https://www.amaamamentacao.com/ciama

Suyane Costa