Bandas AfroKaos e Procurando Kalu fazem show gratuito no Dragão do Mar, nesta sexta-feira (22)
Selecionados no programa musical Polifonias, a partir da convocatória Cena Ocupa, os grupos apresentam seus projetos autorais no Anfiteatro Sérgio Motta.
Dando continuidade às apresentações de projetos musicais autorais de artistas cearenses selecionados na 2ª edição da convocatória Cena Ocupa, via programa Polifonias, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, nesta sexta-feira (22), a partir das 19h30, uma instigante sequência de shows no Anfiteatro Sérgio Motta: o grupo AfroKaos, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, e a banda de art-rock cearense Procurando Kalu, com “Kalu parado frente ao corpo”. Com duração de 60 minutos cada, as apresentações são gratuitas e livres.
“Manifesto AfroKaos” é fruto de uma pesquisa realizada no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, um dos espetáculos de música que integrou a edição de 2023 da Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI 10). Consiste numa experimentação sonora e visual centrada na estética afrofuturista, propõe-se a criação de uma nova sonoridade advinda de texturas que serão construídas a partir de experimentações, que partem da mescla entre instrumentos orgânicos não-convencionais e da música eletrônica, buscando, assim, uma ressignificação do passado e almejando uma ascensão periférica.
Já “Kalu parado frente ao corpo”, é um álbum-levante lançado em 2022, produzido em colaboração com o Instituto Mangaio Cultural – Paulo Saburá/Engenheiro de Gravação – e o Estúdio El Shaka – Guilherme Mendonça/Engenheiro de Mix, resultado de pesquisas e experimentações da linguagem musical, atreladas à performance e às manifestações culturais presentes no sertão norte do Ceará, que evoca a memória em uma perspectiva coletiva e afirma o sertão e o Nordeste como plataforma de transição para futuros encantados.
Sobre as atrações
Banda AfroKaos
Formada por integrantes do coletivo Selo do Século, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, o coletivo propõe uma performance sonora e visual afrodiaspórica com estética afro surreal, que usa de elementos descartados no cotidiano das grandes metrópoles, lixos e sucatas ressignificando e criando possibilidades sonoras advindas de instrumentos não convencionais de baixo custo e alto impacto.
Procurando Kalu
Banda de Art-Rock Cearense criada em 2013 na cidade de Sobral/CE e que desde 2015 circula em festivais e plataformas já consolidadas na cena artística nacional, como Maloca Dragão, Grito, Mostra AMP (Festival Pré-AMP – Recife/PE), Feira da Música de Fortaleza, Ponto.CE, Porto Dragão Sessions (Hub Cultural Porto Dragão/Music Box Brasil/TVC) e Cultura Livre (TV Cultura).
Experimentando as ruas e suas penumbras, a banda cria e recria o tempo todo, mesclando diversas linguagens e apresentando-se em um trabalho híbrido, que leva suas existências e urgências para o palco, rua, becos e calçadas. Dessa forma, tem como combustível principal os encontros.
Com o projeto “Kalu Parado Frente ao Corpo”, surge como um convite que brada a luta, a fim de que possamos vislumbrar o amanhã através de nossas lendas passadas e presentes. Kalu aqui se faz lenda, lança, cavalo, galho, fumaça, espelho e abre desvios em seu trajeto para ser holograma, corpo-sertão, fluido, cabeça-de-fita, azulão, urubu-rei, clepsidra-cachoeira que encontra outras formas de trafegar, levitar e dançar à deriva, delirantes no espaço tempo – fazendo agrupamentos e afirmando o sertão e o nordeste como plataforma de transição para futuros encantados.
Sobre o Cena Ocupa
Em sua segunda edição, a convocatória seleciona projetos para ocupar os espaços do Dragão do Mar entre julho de 2023 e março de 2024. Com investimento aproximado de R$ 500.000, a iniciativa integra o conjunto de esforços para a continuidade de programas e realização de temporadas no Dragão, a partir de um instrumento democrático de ocupação e difusão da cena cultural cearense.
Sobre o Centro Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço:
[Cena Ocupa / Polifonias] Shows das bandas AfroKaos, com o projeto “Manifesto AfroKaos”, e Procurando Kalu, com “Kalu Parado frente ao Corpo”
Data: 22 de setembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro Sérgio Motta, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Acesso gratuito e livre, sujeito a lotação.