Google detalha recursos para enfrentar desafios sociais e contribuir com a
cultura e o cotidiano dos cearenses

Google detalha recursos para enfrentar desafios sociais e contribuir com acultura e o cotidiano dos cearenses

Empresa destaca soluções para mobilidade urbana, cultura, combate à fome, eficiência do Estado, segurança contra desastres naturais e produção de conteúdo confiável

Durante o Cresça com o Google em Fortaleza, realizado na última quarta-feira (20), a companhia revelou como seus produtos e serviços impactam a vida dos cearenses e reforçou compromissos com o desenvolvimento social do Estado. Entre os destaques estão recursos de auxílio à mobilidade urbana, ampliação do acesso às produções culturais locais, combate à fome e apoio à produção de conteúdos com informações confiáveis de qualidade, produzido por cearenses.

A Busca e o Google Maps são dois grandes aliados dos cidadãos que residem no Estado. Usando dados fornecidos pelas agências de transporte locais, o Google Maps, em Fortaleza, possibilita, por exemplo, verificar as rotas de cada linha de ônibus, o horário que cada um passa no ponto mais próximo, além de estimar o tempo de viagem de maneira precisa – considerando congestionamentos. Assim, por meio da plataforma, é possível planejar viagens com maior eficiência e segurança.

Além de informações sobre transporte público, o Maps também oferece opções de rota com outros meios de transporte, como bicicleta, moto e carro, e estimativas de quanto tempo levará para chegar ao destino em cada modalidade. As instruções de percursos com bicicletas foram lançadas há mais de dez anos pelo Google Maps e, hoje, já estão disponíveis em localidades de quase 30 países, incluindo cidades brasileiras como Fortaleza.

Visualização Imersiva em pontos turísticos de Fortaleza
Neste ano, ficou disponível em Fortaleza a Visualização Imersiva, ferramenta que utiliza recursos de Inteligência Artificial (AI) para exibir lugares e pontos turísticos em detalhes. A capital cearense é uma das primeiras cidades a ganhar o recurso do Maps, que funde bilhões de imagens do Street View e fotografias aéreas por satélite para criar um modelo digital do mundo. Hoje, é possível ver o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Catedral Metropolitana de Fortaleza e a Estátua de Iracema Guardiã com o recurso.

Disponível para Android e iOS no aplicativo do Google Maps, o recurso oferece informações sobre previsões do clima, saber o quão movimentado está o local, se existem lojas próximas, explorar opções disponíveis nas redondezas e, assim, ter uma sensação prévia de como é estar no local, antes de visitá-lo. Ao acessar o Maps e pesquisar por um dos pontos, é possível ver o botão de visualização na parte inferior da plataforma e acessar imagens do local.

Enfrentando desafios sociais
Atualmente, o Google oferece um recurso na Busca e no Maps para a localização de mais de 100 cozinhas solidárias em funcionamento no Ceará. A fim de ajudar pessoas em situação de insegurança alimentar a encontrar pontos de distribuição de alimentos e refeições gratuitas, o recurso exibe pontos de distribuição de alimentos e cozinhas solidárias na plataforma e hoje conta com mais de mil localizações em todo o Brasil.

Para que esse recurso nascesse, o Google Maps fez parceria com a ONG Ação da Cidadania e também recebeu o apoio da HubLocal, startup fortalezense especializada em digitalização e acessibilidade das informações de estabelecimentos. Com a necessidade de prestar apoio à população em situação de insegurança alimentar por meio de informações acessíveis e gratuitas, a HubLocal ajudou a mapear uma base inicial de cerca de 1.000 pontos de distribuição de alimentos gratuitos. “No processo de mapeamento, descobrimos que haviam alimentos que estragavam por falta de pessoas a quem doar. Muitas cozinhas solidárias tinham comida, mas essa informação não chegava a quem mais precisa”, explica Felipe Caezar, CEO da HubLocal.

Hoje, ao procurar por termos como “cozinha solidária”, “cozinha solidária perto de mim” e “banco de alimentos” no Google Maps, é possível visualizar os pontos de bancos de alimentos, despensas e cozinhas solidárias mais próximos. Os locais também funcionam como pontos de arrecadação de mantimentos.

Nos últimos anos, o Google também dedicou esforços para auxiliar nas ações de combate à fome, abastecimento de água e capacitação tecnológica no Sertão Nordestino, lideradas pela ONG Amigos do Bem. Entre 2021 e 2022, o Google.org, instituição filantrópica do Google, repassou R$ 7,7 milhões para apoiar as doações de 48 mil kits alimentares para mais de 17,5 mil famílias e 3,8 milhões de litros de água para 4,8 mil pessoas, em localidades de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Ao todo, 490 estudantes da Região foram treinados em programas básicos de tecnologia, em salas equipadas e com mentoria para melhorar as chances de empregabilidade. Parte do montante (R$ 2,7 milhões) foi doado via Google Ad Grants para a divulgação do trabalho de organizações sem fins lucrativos e convite a novos doadores.

Ampliando o acesso à cultura local
Arte e cultura também estão dentro do rol de compromissos do Google em Fortaleza. A partir do Google Arts & Culture, é possível ter uma experiência imersiva na cultura e história do Ceará, graças à parceria firmada no ano passado com o Instituto Dragão do Mar (IDM), que faz a gestão de importantes espaços culturais da Secretaria de Cultura do Ceará, em parceria com o Governo Estadual, sendo a primeira organização social de Cultura do Brasil, com 25 anos de trajetória.

Para tornar ainda mais acessíveis histórias sobre a cultura cearense a um público global, a parceria – que é a primeira da plataforma no Nordeste – oferece gratuitamente, experiências culturais virtuais, que resgatam, entre outros destaques, a arte e cultura do Cineteatro São Luiz, primeiro cinema de Fortaleza, do Theatro José de Alencar, patrimônio histórico e artístico nacional, e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), em exposição lançada na Bienal Internacional do Livro do Ceará de 2022, dedicada à instituição de memória, de guarda e acesso do patrimônio bibliográfico cearense.

O Google Arts & Culture conta com 2.000 museus ao redor do mundo para levar o acesso à arte e cultura a qualquer pessoa, em qualquer lugar. A plataforma trabalha junto aos seus parceiros para apoiar a inovação no setor cultural, apoiando organizações culturais para ajudá-las a compartilhar e preservar seu conteúdo e criar experiências culturais emocionantes usando tecnologia de ponta.

Aumentando eficiência do Estado
O Google vem trabalhando, ainda, com os esforços do governo local para oferecer mais celeridade aos processos que resultam em melhorias na atenção aos cidadãos. Em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICA), por exemplo, o Google Cloud tem contribuído diretamente para a transformação digital do estado. As ferramentas de colaboração do Google Workspace são usadas, desde 2021, na rotina de trabalho dos mais de 9 mil servidores das diferentes secretarias de administração pública, contribuindo para ampliar a produtividade por parte dos servidores e agilizar o atendimento à população.

O Google Cloud Platform colabora, desde 2022, para que a Cearaprev tenha uma operação mais digital. Responsável por gerenciar todo o plano de previdência dos mais de 140 mil funcionários ativos, inativos e pensionistas do estado, a Cearaprev possibilitou ao servidor fazer solicitações como prova de vida, recadastramento, entre outras, a qualquer hora e local, tudo pelo site ou app. Além de facilitar e desburocratizar a vida dos beneficiários, a Cearaprev conseguiu reduzir em até 70% os gastos com impressão e compra de papel, que antes era usado para preencher formulários.

Mais segurança contra acidentes ambientais
Em outra frente, o Google tem contribuído com as ações para aumentar a segurança e o bem-estar das pessoas, alertando sobre acidentes ambientais. Pensando nisso, a empresa desenvolveu o Alerta SOS, ativado na Busca e no Maps durante uma crise natural ou causada por ação humana, para ampliar o acesso a informações úteis e relevantes sobre regiões em estado de emergência. A experiência, que funciona no Ceará, reúne conteúdos relevantes e confiáveis da Web, das mídias sociais e dos produtos do Google, destacando essas informações no resultado da Busca e no Google Maps.

Na prática, o Alerta SOS busca as informações mais confiáveis e úteis de agências de emergência e atualizações de autoridades locais, nacionais ou internacionais em relação às áreas afetadas, para organizar e disponibilizar esse conteúdo aos usuários, especialmente aqueles que estão nas regiões atingidas. As pessoas podem encontrar os alertas digitando na Busca do Google o nome da região e do evento, exemplo: “Fortaleza enchentes”.

Apoio ao jornalismo e acesso à informação de qualidade
Somadas a essas ações, o Google tem empenhado esforços para melhorar o acesso dos cidadãos à informação confiável e de qualidade. Em outubro de 2020, foi lançado o “Destaques”, programa que remunera organizações jornalísticas pela curadoria e licenciamento de conteúdos originais para serem exibidos em painéis exclusivos dentro do Google Notícias. Pioneiro na iniciativa, o Brasil já tem quase 170 veículos jornalísticos parceiros, de todas as regiões do país, que vão desde jornais com abrangência nacional até organizações de cobertura local, como o Diário do Nordeste e O Povo.

Desde 2018, o Google News Lab, frente da Google News Initiative (GNI), também desempenha um papel fundamental na capacitação jornalística, tendo treinado mais de 900 profissionais em Fortaleza. O Laboratório de Sustentabilidade é um programa do Google de apoio ao jornalismo, liderado pela Google New Initiative, que tem como objetivo treinar e apoiar até 20 veículos jornalísticos e criadores locais que trabalham na cobertura de questões ambientais e divulgação científica. Dois deles são parceiros fortalezenses, o Ecocariri e o Eco Nordeste.

Já os Laboratórios de Transformação Digital buscam promover as melhores estratégias de negócio na indústria jornalística. Nativo de Fortaleza, o jornal O Povo recebeu mentorias especializadas em fundamentos da receita do leitor, métodos ágeis e disciplina de teste e aprendizado, definição de metas, proposta de valor do cliente, fluxos de compra sem atrito, marketing, modelos de assinatura e muito mais.

Suyane Costa