Projetos de universitários do Ceará recebem incentivo do Instituto TIM para viabilizar startups

Projetos de universitários do Ceará recebem incentivo do Instituto TIM para viabilizar startups

Programa Academic Working Capital (AWC) é uma iniciativa do Instituto TIM para apoiar negócios de base tecnológica a partir da criação de um produto durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Ceará é celeiro de boas práticas na educação e referência para o País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC). No ensino superior, projetos do Estado na área de tecnologia também têm ganhado destaque. Atento a iniciativas inovadoras, o Instituto TIM está apoiando cinco projetos de universitários cearenses. O incentivo é possível graças ao programa Academic Working Capital (AWC), que permite dar subsídios a negócios de base tecnológica a partir da criação de um produto durante a execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Um dos projetos incentivados é a startup Nauplius. Direto do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Aracati, a empresa, fundada por alunos e professores de Ciências da Computação e Engenharia de Aquicultura, está focada no uso de Inteligência Artificial para automatizar a contagem de larvas de camarões criadas em tanques. A solução busca reduzir o tempo e os erros que podem acontecer na contagem manual.

Outra iniciativa que também nasceu no IFCE foi o Sim.ECC, pensado para resolver problemas na pecuária leiteira. A sigla se refere ao Software Inteligente para Monitoramento do Escore de Condição Corporal (ECC) de Vacas Leiteiras. O indicador é utilizado para mensurar as reservas energéticas dos animais.

Da Universidade Federal do Ceará (UFC), surgiu o MentorAI, que ajuda estudantes do ensino médio a tomarem as decisões profissionais com base em mentorias personalizadas. Os universitários criaram uma plataforma interativa para conectar profissionais do mercado aos estudantes.

Voltado para o mercado de segurança, o DIMPE – Drone Inteligente para Monitoramento de Perímetro em Áreas de Segurança oferece um sistema de vigilância mais eficiente, a partir da combinação de tecnologias inovadoras como drones, inteligência artificial e sistemas de proteção. A ideia dos estudantes do IFCE – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará foi fornecer uma solução integrada e precisa para o monitoramento de parâmetros em áreas de segurança.

O AWC é voltado para estudantes universitários de todo o Brasil e o objetivo é transformar os TCCs em produtos ou startups de base tecnológica. A iniciativa oferece apoio financeiro, orientação de negócios e recursos técnicos para impulsionar o desenvolvimento dessas ideias inovadoras.

Desde o seu lançamento em 2015, o AWC tem sido um verdadeiro catalisador para o sucesso de inúmeros projetos. Cerca de 200 iniciativas inovadoras já foram apoiadas, envolvendo mais de 500 estudantes de 70 universidades em todo o país. O programa impulsionou a criação de 114 startups, incluindo projetos premiados, como o Aqualuz. A solução para tornar potável a água de poços ou cisternas por meio da radiação solar originou a startup SDW – Safe Drinking Water For All e sua idealizadora, Anna Luísa Beserra, foi uma das vencedoras do Jovens Campeões da Terra, premiação da ONU voltada a empreendedores de até 30 anos com ideias inovadoras para o futuro do planeta.

Suyane Costa