Segmento de seguros de equipamentos cresce, impulsionado pelo setor da Construção Civil no Ceará
O mercado de seguros para equipamentos voltados aos setores de Construção Civil, Indústria e Comércio registrou um crescimento em 2024, e já representa, por exemplo, 18% de todos os itens segurados pela Dux Corretora de Seguros. Esse desempenho reflete o contínuo fortalecimento do setor imobiliário no Ceará. Quando comparado ao mesmo período de 2023, a carteira de seguros da corretora apresentou um aumento impressionante de 192%, constatando a demanda crescente por cobertura de máquinas e equipamentos pesados.
“O crescimento expressivo está diretamente relacionado ao aquecimento do setor de construção civil no Estado. Seguros voltados a guindastes para içamento de carga e transporte de containers, por exemplo, tornaram-se parte do nosso dia a dia, mostrando a amplitude das operações que temos atendido”, afirma Priscila Chaves, responsável técnica da Dux Corretora de Seguros.
O segmento de obras e construções é conhecido pelos riscos inerentes, tanto para os trabalhadores quanto para os maquinários de alto valor envolvidos. Diante desse cenário, o seguro de equipamentos tem sido fundamental para garantir a segurança financeira de empresas e profissionais, protegendo-os contra eventuais prejuízos que possam comprometer suas operações.
Para fim de comparação, o setor imobiliário cearense teve, entre janeiro e agosto de 2024, em Fortaleza e sua Região Metropolitana, um aumento de 36% nas vendas de imóveis, com 9.922 unidades comercializadas, ante 7.283 no mesmo período do ano anterior.
“A demanda crescente no mercado imobiliário local, aliada à expansão da construção civil, impulsiona diretamente o setor de seguros. Temos demonstrado, por meio de nossos resultados, que a Dux está pronta para acompanhar esse ritmo acelerado, oferecendo soluções adequadas e eficientes para nossos clientes”, complementa Walmar Costa, Sócio Diretor da Dux Seguros.
De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Ceará (Sinduscon-CE), municípios como Aquiraz, Caucaia, Eusébio e Maracanaú têm sido destaque pela quantidade de novos empreendimentos. Foram contabilizados 334 novos projetos desenvolvidos por 147 empresas na região, um indicador claro de que o estado está em plena expansão.