Governo do Estado do Ceará utilizará Google Play Academia em projetos focados na formação profissional para a indústria de games
Iniciativa visa gerar novos empregos e impulsionar o desenvolvimento tecnológico
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) formalizou com o Google um Memorando de Entendimento para o uso do Google Play Academia em iniciativas de educação e no Plano Setorial da Indústria de Jogos do Ceará (PROGAMES CE), estimulando a formação em games e a criação de startups e empresas de tecnologia. O acordo foi assinado no último sábado (23) durante a Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos do Ceará.
A iniciativa capacitará profissionais e startups locais, selecionadas pela pasta em programa a ser anunciado em breve, para a criação de jogos e inovação tecnológica, utilizando os conteúdos do Google Play Academia, fortalecendo a indústria de jogos no estado e atraindo investimentos que podem gerar parceria com grandes empresas. O objetivo é que haja geração de emprego nas áreas de desenvolvimento, design, programação e marketing de jogos.
“Estamos trazendo essa transversalidade de maneira concreta e é isso que queremos, avançar através dessa união. Enquanto o Governo avança na transição digital, a gente também gera mais oportunidades para jovens e adultos, trazendo isso de maneira lúdica para a educação e a ciência”, destacou Sandra Monteiro, secretária da Secitece, durante a assinatura do protocolo.
A oferta dos cursos de games é uma oportunidade para promover a inclusão digital, qualificando jovens e profissionais para o mercado de trabalho tecnológico. A formação será acessível a comunidades periféricas, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e inserção no mercado de trabalho de alta tecnologia.
“Estamos muito animados com o potencial deste acordo de cooperação que firmamos com a Secitece, é muito gratificante ver que os conteúdos que nós produzimos no Google Play Academia serão utilizados para potencializar ainda mais os esforços de capacitação que são realizados aqui no Estado, tanto no âmbito das startups como também na indústria de jogos”, pontuou Daniel Trocoli, líder de parceria para jogos do Google Play – Latam.