Escolas recorrem a ferramentas que estimulam a autonomia e a criatividade em aulas remotas

Escolas recorrem a ferramentas que estimulam a autonomia e a criatividade em aulas remotas

As aulas remotas se transformaram em um grande desafio para escolas e famílias. Adequar rotinas, projetos e metodologias, mantendo, mesmo que à distância, o calor e a proximidade com os alunos, orientou muito dos investimentos feitos em tecnologia, para que o processo de ensino e aprendizagem fosse mantido, durante o necessário período de isolamento social.

Na Casa da Tia Léa, os conteúdos vêm sendo compartilhados por uma ferramenta chamada Book Creator. Por intermédio dela, a criança recebe, semanalmente, um E-book direcionado para o seu nível escolar e o projeto que irá ser trabalhado ao longo dos próximos dias. Com o E-book, a criança consegue folhear digitalmente o material e, a cada página, acessar vídeos, áudios, textos e imagens, com os quais pode interagir, para assimilar, de maneira lúdica e criativa, as atividades propostas.

Por intermédio da plataforma do BookCreator, as crianças se deparam com um momento de reaprendizagem, em que o reencontro com os colegas e com os professores torna-se de grande emoção. De acordo com Elisa Parente, mãe da aluna Alice Nilo do 3º ano, o “projeto vai muito além de repassar o conteúdo, nós sentimos os valores e o dia a dia da escola na nossa própria casa”.

A coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Sâmia Carvalho, afirma que esse é o grande diferencial do projeto: promover a pedagogia com criatividade e autonomia. “É fato que o meio para chegarmos até os pais foi a tecnologia, porém o desenvolvimento da temática será vivencial, interagindo com o seu meio e todas as possibilidades que ele traz a partir de um olhar pedagógico intencional. Dentro do atual contexto, tornam-se importantes estas características, tendo em vista a necessidade de exercitar a autonomia da criança”, afirma.

Além disso, o E-book permite a customização de conteúdos e a rotina de estudos, já que é a família, respeitando o dia a dia dela, que define o horário para a criança acessar o material pelo computador de casa. Para Elisa, a plataforma tem funcionado de maneira acessível, além de atender as demandas da filha. “Hoje minha filha tem a autonomia de ligar [o computador], realizar as atividades, tirar dúvidas comigo e ser guiada pelo E-book no processo de aprendizagem”, afirma. 
A escola também vem reforçando o vínculo com as famílias por meio da ampla comunicação, em que a Agenda Edu e o encontro com as professoras, por intermédio da plataforma Zoom, têm sido uma maneira de atender as necessidades e dúvidas dos pais e das crianças.

Os encontros com a professora ocorrem algumas vezes durante a semana: no primeiro deles, a proposta do E-book é apresentada e, no último, as crianças compartilham o que aprenderam e mostram para professores e colegas os resultados obtidos com a realização das atividades. Entre esses dois encontros, a professora ainda retorna ao Zoom outras vezes, para sanar possíveis dúvidas e orientar pais e crianças.

Ao final de cada ciclo, uma pesquisa fica disponível na Agenda Edu, para que as famílias digam quais dificuldades estão sentindo e quais ganhos vêm acumulando.

Suyane Costa