Festival Tá Roxeda abre inscrições para o LABSOL e promove capacitação de novos cineastas em Sobral

O Festival Tá Roxeda, uma das principais iniciativas do audiovisual periférico no Ceará, está com inscrições abertas para o LABSOL – Laboratório de Criação e Produção Audiovisual. O programa oferece a cineastas iniciantes a oportunidade de desenvolver curtas-metragens e aprimorar suas habilidades técnicas e criativas. O LABSOL ocorrerá de 24 a 28 de março de 2025, no Cine Falb Rangel, em Sobral, e contará com mentorias especializadas de importantes nomes da cena cinematográfica cearense.
LABSOL: formação e aceleração de projetos audiovisuais
O LABSOL selecionará quatro projetos de curta-metragem de cineastas do interior do Ceará, com prioridade para jovens entre 18 e 29 anos. A seleção será feita por uma comissão formada pela coordenação de produção e programação do festival, com o objetivo de promover a diversidade das regiões do estado.
Durante o evento, os selecionados receberão mentorias nas áreas de Produção Executiva, Roteiro, Construção de Personagem e Pitching. As sessões serão conduzidas por Lívia de Paiva e Pedro Diógenes, dois renomados realizadores do audiovisual cearense. Ao final das mentorias, os participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos a uma banca de avaliação, sendo premiado um projeto com R$10.000,00 para sua realização.
Inscrições Abertas
As inscrições estão abertas até 21 de fevereiro de 2025. Os interessados devem acessar o site oficial do festival para mais informações e para inscrever seus projetos: https://entreolhos.com/taroxeda.
Conheça os Tutores
- Lívia de Paiva – Realizadora audiovisual, montadora e fotógrafa, Lívia possui uma trajetória consolidada, com diversos curtas-metragens e o longa “Tremor Iê”. Também atuou em projetos de grande relevância, como a série “Identidade #transvive” e o longa “Represa”, além de coordenar o programa de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim.
- Pedro Diógenes – Cineasta cearense, Pedro é um dos grandes nomes do cinema independente no Brasil. Com nove longas-metragens em sua carreira e uma vasta experiência como técnico de som, Pedro é uma referência do audiovisual brasileiro.
Sobre o Festival Tá Roxeda
A 3ª edição do Festival Tá Roxeda ocorrerá de 21 a 30 de maio de 2025, em Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú. O festival contará com mostras de curtas e longas-metragens, workshops, palestras e debates sobre o audiovisual periférico. Em 2025, o festival também lançará um podcast exclusivo para discutir temas relacionados à cultura periférica.
A programação incluirá cinco mostras temáticas, além da exibição de cinco longas-metragens convidados. As mostras serão dedicadas a produções de Sobral, do Ceará, do Nordeste e de diferentes periferias do Brasil, além de videodança e experimentações visuais.
Sobre o Estúdio Entre Olhos
Responsável pela realização do Festival Tá Roxeda, o Estúdio Entre Olhos é um coletivo cultural dedicado à produção audiovisual periférica e ao impacto social por meio da cultura. Desde 2014, a produtora tem se empenhado em fortalecer a cultura local e criar espaços de fomento para novos talentos no Nordeste.
Apoio e realização
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo. A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, em parceria com a Sobreiro e as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral, com a produção executiva da Risque e Rabisque.
SERVIÇO
Inscrições para o LABSOL: até 21 de fevereiro de 2025
Data do LABSOL: 24 a 28 de março de 2025
Local: Cine Falb Rangel (Casa da Cultura), Avenida Dom José, 881, Centro, Sobral-CE
Site para Inscrição: https://entreolhos.com/taroxeda