Últimas semanas para visitar a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” na Pinacoteca do Ceará

Mostra gratuita segue até 9 de março e reúne cerca de 200 obras da artista
A exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” entra em suas últimas semanas na Pinacoteca do Ceará, permanecendo em cartaz até o dia 9 de março. Com entrada gratuita, a mostra apresenta cerca de 200 fotografias da artista suíça naturalizada brasileira, divididas em cinco núcleos temáticos. No último dia, o público poderá assistir a uma cinebiografia da fotógrafa no auditório do museu.
Com curadoria de Eduardo Brandão, a exposição percorre os múltiplos olhares e deslocamentos de Claudia Andujar, que transitou entre o fotojornalismo e a arte experimental, documentando desde as grandes cidades até a floresta amazônica. A mostra reúne registros icônicos, como a série “Famílias Brasileiras”, na qual a fotógrafa conviveu com diferentes núcleos familiares em São Paulo, Minas Gerais e Bahia, além de “Trem Baiano”, ensaio que retrata migrantes retornando às suas cidades de origem em um trem que cruzava Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Outro destaque é o primeiro contato da artista com os Yanomami, ocorrido em 1971, durante um trabalho para a revista Realidade. A partir dessa experiência, Andujar construiu uma relação profunda com o povo indígena, denunciando as ameaças que enfrentam há décadas, como o avanço do garimpo e projetos de desenvolvimento industrial na Amazônia.
Atividades especiais e acessibilidade
Além da exposição, a programação inclui a exibição do documentário “A senhora das flechas” (The Lady with the Arrows, 2024), de Heidi Specogna, que aborda a trajetória da artista e sua luta pelos Yanomami. O filme será exibido pela última vez no dia 9 de março, das 11h às 12h30.
A mostra tem classificação indicativa de 12 anos e conta com recursos de acessibilidade, como obras táteis, audiodescrição, Braille e vídeos em Libras. A exposição integra a programação da Pinacoteca do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Mirante.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
Últimos dias para visitação na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Até o dia 9 de março
Local: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro)
Classificação indicativa: 12 anos
Acesso gratuito