Parte do Grupo FRoth, 5àsec Brasil celebra 30 anos, tendo a operação brasileira como a maior do mundo

Parte do Grupo FRoth, 5àsec Brasil celebra 30 anos, tendo a operação brasileira como a maior do mundo

Marca chegou ao País em 1994 e revolucionou a forma doa brasileiros higienizarem as roupas fora de casa

Reconhecida como a maior rede de lavanderias do mundo, a 5àsec é uma marca francesa, fundada em 1968, em Marselha. Após se expandir por meio do sistema de franquias em outros países e se consolidar na Europa, a rede chegou ao Brasil em 1994, com a primeira unidade aberta em Fortaleza, no Ceará. Desde então conquistou os brasileiros e, com o passar o tempo, sempre acompanhou a mudança de comportamento de seus clientes inovando tanto na oferta dos serviços oferecidos como também na forma de se relacionar com eles.

Atualmente, com mais de 580 pontos de venda espalhados por todos os estados do Brasil e 196 grupos de franqueados, o País abriga a maior operação da marca, que hoje está sob a gestão do Grupo FRoth, palavra inglesa que significa espuma, fazendo uma alusão ao segmento de atuação e reflete o nome do fundador e CEO do grupo, Fábio Roth. Além da 5àsec, a holding de franquias também é responsável pela marca LavPop, mais uma opção para o setor de lavanderias, com lojas que atuam 100% no formato de autosserviço.

A 5àsec revolucionou o mercado de lavanderias ao investir em um conceito que oferecia serviços de tinturaria e lavanderia a seco e a água, com qualidade e preços mais acessíveis. A lista de serviços contava apenas com cinco itens, número que serviu de inspiração e integra o nome da empresa até hoje. Rumo às 600 unidades, a rede segue lançando tendências no segmento.

Em 1994, no Brasil, os chamados tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois. Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente. Naquele mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil. Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, trata-se de uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos, que revolucionou o mercado brasileiro em seu segmento. Assim, a trajetória da 5àsec no País tem sido marcada pelo reconhecimento e premiações em diferentes segmentos.

A inovação sempre esteve no DNA da marca. Em 2005, a 5àsec foi precursora ao lançar o sistema de delivery em suas lojas, o que proporcionou um aumento expressivo nas vendas. Em 2014 a marca lançou um aplicativo próprio para smartphones e tablets, oferecendo uma experiência diferenciada de compra aos clientes. Mas foi em 2016, ano em que o novo presidente assumiu a gestão da empresa no Brasil, que a franquia passou por uma profunda transformação para se manter na vanguarda da liderança.

“Assumi a gestão da 5àsec no Brasil como CEO. Com uma administração marcada pela inovação e eficiência, implementei processos de Governança Corporativa, focando no crescimento dos próximos anos. Nesse meio tempo, investimos em novos serviços, visando atender às necessidades dos consumidores. Um deles foi Plano 5àsec do Seu Jeito, um serviço que customiza a necessidade do consumidor, sendo inovador neste nicho de mercado graças a sua metodologia. Investindo cada vez mais em tecnologia da informação, lançamos também o e-commerce, mais conhecido como Lavanderia On-line, explorando o conceito de multicanalidade”, revela Fábio Roth.

Apesar de já investir no conceito de store in store, com operações dentro de postos de gasolina, em 2018, a rede francesa inaugurou sua primeira loja em supermercado do Grupo Zaffari, na Região Sul do País. E para disponibilizar modelos de negócios atrativos para quem já é franqueado, a marca implantou o locker, mais conhecido como armário digital, para ser instalado em condomínios comerciais e residenciais. Já para aqueles que buscam uma opção para investir no próprio negócio, a 5àsec apostou em dois novos formatos, o Express e de Autosserviço, ambos com investimento inicial menor e com objetivo de aumentar a capilaridade da rede em cidades interioranas e litorâneas.

“De acordo com dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia. Mas, mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial. Reiterando nosso compromisso com os consumidores brasileiros e visando a democratização do segmento em que atuamos, investimos em uma segunda marca, chamada LavPop. Com operação voltada para o modelo de autosserviço, o plano de expansão visa cidades com, ao menos, 55 mil habitantes. Além disso, trata-se de um serviço voltado a um público mais jovem e conectado, que não possui a parte de lavanderia no apartamento, buscando a praticidade aliada ao custo-benefício. Muitos desconhecem essa conta, mas se colocarmos na ponta do lápis gastos com energia elétrica, água, insumos e até mesmo o nosso tempo, optar pelo serviço que prestamos pode gerar uma economia de até 30%”, enfatiza o CEO da 5àsec.

Ao longo dos anos, a empresa também investiu em ações com foco em sustentabilidade. Entre as iniciativas, substituiu as embalagens plásticas usadas na entrega de roupas por embalagens de TNT, que são retornáveis, e as sacolas plásticas fósseis por sacolas produzidas por materiais compostáveis. Dessa forma, a companhia proporciona a redução de mais de 450 toneladas de plástico descartado por ano. No quesito de conservação de água, a 5àsec utiliza produtos biodegradáveis durante a limpeza dos itens, com objetivo de não poluir as nascentes e os rios com produtos químicos. Além disso, a marca conta com um processo de alta eficiência, em que em uma máquina de 10kg é possível lavar cerca de 30 peças de roupas, economizando até 80 litros de água, quando comparado com máquinas de lavar domésticas.  A economia se deve a utilização de insumos e equipamentos de alta tecnologia, que utilizam uma menor quantidade de litros de água nos enxágues. Assim, a economia de água nas máquinas utilizadas hoje na rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais do mercado.

“Ao passo em que adotamos medidas de proteção ao meio ambiente, além de fazer o bem para o ecossistema como um todo, do ponto de vista do negócio, podemos ter retornos econômicos em diversos aspectos. Entre eles, a redução de custos operacionais adotando tecnologias mais eficientes em termos de redução de consumo de energia e água; a eficiência no uso de recursos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência produtiva; e o cumprimento de regulações do setor, adotando práticas ambientais e cumprindo com todas as exigências das regulamentações governamentais. Nossa preocupação com o meio ambiente também nos impulsiona a investir na inovação e no desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis ao mercado. Estamos prontos para continuar revolucionando este segmento em diferentes frentes pelos próximos 30 anos”, revela Fábio Roth.

Grupo FRoth
No Brasil, o Grupo FRoth – uma holding especializada em franquias, é detentor das marcas 5àsec e LavPop, a primeira marca com mais de 30 anos de atuação em território nacional, focada em serviços especializados, e a segunda lançada em 2022, com modelo de negócio 100% destinado ao autosserviço. Atualmente, o grupo tem Fábio Roth como fundador e CEO. Com mais de 30 anos de experiência, em sua maioria dedicados ao Franchising, e com know-how reconhecido pelo mercado, o também CEO Brasil da 5àsec traz em seu currículo habilidades de planejamento estratégico, gestão de vendas, liderança em equipe, implantação de planos de excelência, avaliação de franquias, expansão de unidades de negócios em franquias, prospecção de investidores, consultoria comercial, financeira e operacional, planejamento e controle comercial, dentre outros. Há seis anos no comando da 5àsec, Fábio foi o responsável pela reestruturação da rede no Brasil, consagrando a marca como a maior do segmento de lavanderia em território nacional.

Suyane Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *