Pinacoteca do Ceará recebe Naine Terena para aula aberta sobre arte indígena contemporânea

A atividade gratuita acontece no dia 26 de abril, no auditório do museu
A Pinacoteca do Ceará recebe, no dia 26 de abril, a pesquisadora, curadora e artista educadora Naine Terena. Ela vem ministrar a aula aberta “Domesticando cânones – arte indígena no contemporâneo”. A atividade propõe uma reflexão sobre como as instituições de arte podem dialogar com a produção de artistas indígenas nos dias de hoje. A aula é gratuita e acontece a partir das 17h, no auditório do museu.
Mulher do povo Terena, Naine é pesquisadora, professora universitária, curadora e artista educadora. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso, durante a aula, ela fará um passeio por suas experiências em diferentes instituições de arte e acervo, compartilhando iniciativas e projetos curatoriais e educativos. A conversa abordará as potências do diálogo intercultural, mas também os tensionamentos, as expectativas e as perspectivas para a arte indígena brasileira no circuito institucional, trazendo exemplos práticos desse processo de “domesticar” cânones.
Um importante nome da arte contemporânea brasileira, Naine Terena foi diretora de Educação e formação artística no primeiro ciclo do Ministério da Cultura (2023-2024) e, atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Museu-lab de Arte, Ciência e Tecnologia, com financiamento da FAPEMAT e CNPq, na Universidade Federal de Mato Grosso. A atividade vai oferecer ao público uma oportunidade para discutir a presença e a representação da arte indígena nos espaços culturais, conhecendo os desafios e as conquistas na inserção e valorização dessas produções.
SOBRE A CONVIDADA
Naine Terena é Mestre em artes, doutora em educação, graduada em Comunicação Social (UFMT). Mulher do povo Terena, é pesquisadora, professora universitária, curadora e artista educadora. Criou em 2012 e movimenta um empreendimento cultural chamado “Oráculo comunicação, educação e cultura”, que fomenta ações no mercado sócio-cultural, visando oferecer bens e serviços que impactam positivamente em seu entorno. Foi diretora de Educação e formação artística no primeiro ciclo do Ministério da Cultura (2023-2024), realizou a Plataforma Voropi/2023 em Universidades norte americanas, foi curadora e fundou a Casa Vítuka, espaço de formação artística em Mato Grosso, com foco nas culturas indígenas e conferencista no Nature Based Solutions Conference 2024 – Universidade de Oxford. Atualmente coordena o Projeto de Pesquisa Museu-lab de Arte, Ciência e Tecnologia com financiamento da FAPEMAT e CNPQ na Universidade Federal de Mato Grosso e é curadora do Frestas, Festival de Artes.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
Aula Aberta “Domesticando cânones – arte indígena no contemporâneo” com Naine Terena
Data: 26 de abril, às 17h
Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n – Centro)
Classificação indicativa: Livre