Neste sábado, live discute importância de conversar, reconhecer os sinais e prevenir doenças que podem ser gatilhos para o suicídio

Neste sábado, live discute importância de conversar, reconhecer os sinais e prevenir doenças que podem ser gatilhos para o suicídio

Neste sábado (26), às 15 horas, a Universidade Sem Fronteiras (@universidade_sem_fronteiras) e a advogada e influencer Jeritza Gurgel (@jeritzagurgel) promovem live com o tema “Idoso e o Setembro Amarelo: Conversar, Reconhecer os Sinais e Prevenir”. O psiquiatra, antropólogo e co-fundador da Unisf, Antônio Mourão Cavalcante, vai representar a instituição, abordando este tema delicado, mas que merece ser debatido. 

“Anos atrás, no meu escritório, era comum ver todos os pacientes na sala de espera usando o jornal para se esconder, para que ninguém os visse. As pessoas tinham vergonha de estar num escritório psiquiátrico. Aos poucos isso tem mudado e já há uma compreensão melhor acerca da importância de reconhecer e tratar doenças da alma”, diz o psiquiatra.   

A live é voltada para idosos e também para os familiares, para que todos tenham acesso a informações essenciais, que poderão auxiliar na identificação de sinais de alerta.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje alcança o Brasil inteiro.

Sobre a Universidade Sem Fronteiras (UNISF)

Empresa brasileira pioneira em gerontologia educacional, tem como missão educar, continuamente, através de ações conscientes, desenvolvendo o bem-estar, o crescimento pessoal e a integração de todas as gerações na sociedade. A Universidade Sem Fronteiras nasceu de um sonho: estimular as pessoas idosas a saírem de casa, quebrarem rotinas e realizarem uma grande aventura: conquistar novos espaços sociais, adquirir novos conhecimentos, construir novas amizades, realizar viagens e descobrir como o mundo é diferente e belo. Participar de festas, dançar, se divertir entre amigos e ser feliz.

*Live “Idoso e o Setembro Amarelo: Conversar, Reconhecer os Sinais e Prevenir”*

Quando: Sábado (26), às 15h

Transmissão: https://www.instagram.com/universidade_sem_fronteiras/ e https://www.instagram.com/jeritzagurgel/

Suyane Costa