12ª edição do Energia em Pauta debaterá, nesta quinta (1°), “A crise hídrica e as medidas para evitar o racionamento”

12ª edição do Energia em Pauta debaterá, nesta quinta (1°), “A crise hídrica e as medidas para evitar o racionamento”

O evento ocorre na próxima quinta-feira (1°), de forma virtual, e é aberto ao público interessado. Saiba como participar!

O Brasil vive uma das suas maiores crises hídricas. Grande parte do país, especialmente o Centro-Sul, recebeu um volume de chuvas muito abaixo do esperado nos últimos meses. Esse déficit de precipitação colocou os principais reservatórios de abastecimento e geração de energia do país em níveis preocupantes. A condição hidrológica do Sistema Interligado Nacional (SIN) para o período entre setembro de 2020 e maio de 2021 é a pior já registrada nos últimos 91 anos, operando atualmente com um nível de armazenamento de 32,18%. E, por contar hoje com uma matriz energética predominantemente oriunda de hidrelétricas (60%), o país vive, por conseguinte, também uma crise energética. A temática do risco de um racionamento tem sido recorrente na mídia, deixando inseguros consumidores e o setor produtivo. Essa será a discussão da 12ª edição do Energia em Pauta, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará – Sindienergia-CE e pelo Sistema FIEC. O evento tem o intuito de debater temas de grande relevância do setor energético.

Abordando “A crise hídrica e as medidas para evitar o racionamento”, a iniciativa ocorre na próxima quinta-feira (1°), às 17 horas, de forma virtual, sendo gratuita e aberta ao público interessado, formado, em sua grande maioria, por empresários, profissionais da área, estudantes e demais interessados no assunto. Como palestrante, essa edição traz uma grande referência e especialista da área: Sinval Gaidan Gama, Diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Doutor em Engenharia Elétrica e Administrador de Empresas, é um profundo conhecedor do tema energia e possui larga experiência, tendo ocupado cargos relevantes no setor elétrico brasileiro.

Luís Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE, abrirá o evento e Jurandir Picanço, Consultor da FIEC e Presidente da CSRenováveis/CE, será o moderador. E, para debater com o palestrante, o Energia em Pauta traz Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC, membro do Conselho de Consumidores de Energia do Ceará – CONERGE e Diretor Técnico e Conselheiro da ABGD; João Henrique Franklin, Diretor de Operação da CHESF, Presidente do Conselho Diretor da ABRATE, Vice-presidente da ABRAGE e membro do Conselho de Administração da ONS; e Luiz Eduardo Barbosa, Diretor de Geração Centralizada do Sindienergia-CE e Vice-presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará.

Os interessados em participar do 12° Energia em Pauta devem realizar a inscrição por meio do link: forms.gle/2tfKzjVdG8rchvYX8 , disponível também nas redes sociais do Sindienergia-CE (@sindienergiaceara).

Suyane Costa