Associação Peter Pan e Prefeitura de Maracanaú realizam, nesta sexta-feira (18), o lançamento da pedra fundamental do Complexo de Reabilitação Francisco de Assis (CER – IV)
O Complexo, localizado no bairro Piratininga, será erguido em terreno com área de 7.500m² doado pela Prefeitura de Maracanaú, e contará com quatro etapas de construção, cuja primeira etapa está prevista para dezembro/2024
Na manhã desta sexta-feira (18) a Associação Peter Pan e a Prefeitura de Maracanaú realizaram a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção do primeiro complexo de reabilitação no estado do Ceará, o Complexo de Reabilitação Francisco de Assis, que contará com um Centro Especializado de Reabilitação nível IV, uma oficina de próteses, uma casa de apoio e toda equipagem necessária.
Seguindo todas as normas do Ministério da Saúde, o Centro Especializado de Reabilitação nível IV contará com uma estrutura de ponta para atender crianças, adolescentes e adultos que necessitam de habilitação/reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sobretudo para os pacientes que realizam tratamento contra o câncer e ficam com alguma sequela, como explica oncohematologista pediátrica e Superintendente Médica da APP, Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres.
“É a primeira vez que teremos um complexo desse porte em nosso estado e será um grande ganho para muitas pessoas que precisam da reabilitação, especialmente as crianças e adolescentes que realizam ou realizaram algum tratamento contra o câncer e ficaram com sequelas. Devido à quimioterapia, apresentar sequelas é comum aos pacientes que realizaram o tratamento de forma tardia ou intensiva. Então, esse complexo vem para fazer a diferença, promovendo autonomia, conforto e dignidade para todos que precisam do serviço”.
Roberto Pessoa, Prefeito de Maracanaú, explica a importância dessa parceria. “A Associação Peter Pan é uma ONG de grande reconhecimento estadual, nacional e até internacional. Estamos muitos felizes em fazer parte dessa conquista e tenho certeza que a semente plantada hoje irá se espalhar por outros locais, trazendo outros hospitais para conhecer e se espelhar nesse empreendimento”. O investimento para a construção do Complexo de Reabilitação tem estimativa de R$ 78 milhões e a expectativa é que sejam gerados cerca de 120 empregos diretos.
O dia de hoje foi de muita emoção com o lançamento da pedra fundamental, marcando o início do projeto, e o plantio de um Ipê Amarelo, simbolizando um futuro melhor para muitas pessoas que serão beneficiadas com a obra. A Presidente da APP, Olga Freire, fala sobre o sentimento que permeia essa iniciativa em parceria com a Prefeitura de Maracanaú. “Se eu pudesse traduzir esse novo projeto em uma única palavra diria ‘esperança’. Esperança em uma parceria público-privada que irá proporcionar um futuro mais digno para tantas crianças, adolescentes e adultos. Nosso coração está repleto de gratidão ao Prefeito Roberto Pessoa e à Fernanda Pessoa, Deputada Federal eleita em 2022, por acreditarem nesse projeto e terem essa admirável disposição de servir ao próximo”.