Aulão presencial do Academia Enem terá atividade sobre não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos

Aulão presencial do Academia Enem terá atividade sobre não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos

O programa Na Real, do Instituto Diageo, vai engajar os jovens por meio do teatro em outro aprendizado para a vida: os riscos do consumo de bebida alcoólica antes dos 18 anos

Vai começar de um jeito diferente o aulão presencial do Academia Enem 2022 deste sábado (20), às 12h, no ginásio Paulo Sarasate. Cerca de 5 mil estudantes do curso poderão assistir a uma peça teatral sobre a importância do não consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos de idade e debater sobre o assunto. A encenação é o eixo do programa Na Real, do Instituto Diageo, que existe desde 2019 e está em implantação neste ano na Rede Cuca e Rede JUV por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). Agora, a iniciativa entra na programação do Academia Enem (AE).

O Na Real, realizado pelo Instituto Diageo em parceria com o Instituto Aliança, sensibiliza para o não consumo de álcool por meio de atores encenando histórias fictícias de adolescentes que se envolvem em situações de consumo de bebida alcoólica e têm as vidas afetadas de maneira negativa. Há atividades nos formatos presencial, que consiste na encenação teatral seguida por debate; online, em que os estudantes assistem à peça em vídeo na sala de aula e debatem com a intermediação de seus professores previamente capacitados pelo programa; e, além disso, há conteúdo aberto ao público no site nareal.org .

“Essa atividade no Academia Enem, junto à Sejuv e Instituto Juventude Inovação, para cerca de cinco mil jovens, multiplica significativamente em uma só ocasião o alcance dessas mensagens para termos adolescentes preparados para escolhas conscientes e dedicados a seus projetos de vida, aos estudos e às competências para a vida”, frisa o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. “Atuação responsável é o foco nas atividades da Diageo como empresa de bebidas alcoólicas. Por isso, combater o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos é nosso esforço por meio do Instituto Diageo e temos mais de 186 mil estudantes sensibilizados com o Na Real ao longo dos três anos do programa”, acrescenta.

“Entendendo que o processo de pré ingresso no ensino superior desencadeia alguns fatores de ansiedade, a iniciativa de levar ao AE uma sensibilização para o não consumo de bebidas alcoólicas prévio por jovens é uma ação indispensável para a formação completa e segura de nossos alunos”, destaca a diretora presidente do Instituto Juventude Inovação (IJI), Camila Maia. O Academia Enem é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza através da Sejuv, realizado por meio da parceria com o IJI, em que são atendidos 12 mil jovens em processo de preparação para o Enem.

Estão previstas novas realizações da peça presencial do Na Real no Academia Enem, em 29 de outubro; bem como em outros dias de outubro a serem definidos no Cuca Barra e no Cuca José Walter.

Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.

Serviço
Academia Enem com Na Real
20/08 (sábado), às 12h
Ginásio Paulo Sarasate, à Rua Ildefonso Albano, 2050. Dionísio Torres. Fortaleza (CE)

Suyane Costa