Autoescolas se mobilizam contra o retrocesso no processo de habilitação
O Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs) realiza webinar nesta sexta-feira (19), com empresários de autoescolas de todo estado para passar orientações e informar sobre a consulta pública que o Governo Federal está promovendo, até o dia 08 de setembro, com o intuito de retirar a obrigatoriedade do curso teórico para os alunos que entrarem no processo de formação de condutores para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Somos contra qualquer forma de minimizar a educação do cidadão para o trânsito. Consideramos a medida um verdadeiro retrocesso visto que o interesse nessa retirada visa apenas os custos e não levam em consideração a educação para o trânsito, hoje, realizada unicamente pelas autoescolas credenciadas”, afirma Eliardo Martins, presidente do Sindcfcs.
Ainda segundo Eliardo Martins, a medida não foi discutida pela Câmara Técnica Temática que é onde se discute possíveis mudanças na formação do condutor. “Caso o Governo Federal queira avançar no fim do curso teórico, o mesmo irá comprometer severamente a educação para o trânsito no país, contribuindo, assim, para o aumento de acidentes e mortes no trânsito”.
Na primeira reunião, que aconteceu no dia 13 de agosto, o Sindicato esteve com mais de 90 empresários para discutir sobre o futuro da educação para o trânsito. Além da articulação no estado, a diretoria do Sindcfcs reúne-se semanalmente com a Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto)
“Reforço que as autoescolas não ensinam apenas o motorista a manusear os comandos de um veículo, mas sim sobre cidadania, respeito à vida, direção defensiva, primeiros socorros, convívio social, dentre outros pontos importantes para a formação do futuro condutor. O Sindicato das Autoescolas do Ceará defende que o Brasil precisa avançar em melhorias na educação para o trânsito e não retroceder. As autoescolas desempenham papel fundamental nesse processo”, finaliza.