Bia Fiuza, diretora executiva da Somos Um, e Paulo Batista, CEO do Alicerce Educação, participam de bate-papo sobre estratégias ESG e educação como pilar social

Bia Fiuza, diretora executiva da Somos Um, e Paulo Batista, CEO do Alicerce Educação, participam de bate-papo sobre estratégias ESG e educação como pilar social

Encontro acontece no dia 17 de novembro, às 9h, em formato online e 100% gratuito e é direcionado a grandes empresas do Ceará

No dia 17 de novembro, às 09h, Bia Fiuza, diretora Executiva da Somos Um, Organização de apoio a empreendimentos de impacto socioambiental positivo, e Paulo Batista, CEO do Alicerce Educação, participam de bate-papo online sobre estratégias ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) e investimentos em educação como pilar social para os negócios. O evento é 100% gratuito e voltado a grandes empresas do Ceará. O encontro será transmitido pela plataforma Zoom. Os interessados em acompanhar a live podem se inscrever por meio do link.

O objetivo da conversa é auxiliar as organizações a enfrentarem desafios na adoção dessas práticas e a definir ações estratégicas eficientes para promover a sustentabilidade nas empresas por meio de projetos direcionados. Segundo Paulo, do Alicerce Educação, existem três principais desafios neste sentido. O primeiro diz respeito a estruturar projetos que tenham duração a longo prazo. “Doações de roupas e alimentos em datas pontuais, por exemplo, se encaixam como ação social e não como prática ESG. Outra dificuldade é encontrar projetos bem estruturados que foquem em grupos minorizados, de  forma positiva e sólida. E não menos importante é a dificuldade que as empresas têm em encontrar projetos que atendam as reais demandas da sociedade nos dias de hoje”, pontua o CEO do Alicerce Educação.

E completa: “Muitas organizações investem em projetos sociais sem antes fazerem uma pergunta crucial: o que o mundo precisa hoje? O entendimento correto do ESG é justamente o de que tais práticas, além de beneficiarem a sociedade, beneficiam a empresa. Quem não conhece ESG, o confunde com filantropia, responsabilidade corporativa, entre outros. E não são a mesma coisa.”

Paulo reforça ainda que a educação promove resultados duradouros na vida de um indivíduo e permite transformar sua realidade. Além disso, atenta para a preocupação mundial com o cenário da educação, a exemplo do Pacto da ONU, no qual um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos foi a Educação de Qualidade.

Já Bia Fiuza afirma que, na Somos Um, acreditam que negócios que existem para resolver problemas sociais são o futuro. “Por isso chamamos o Alicerce Educação para este bate papo. Será um presente pro Ceará ver esta empresa ampliando sua atuação no nosso estado, ajudando cada vez mais pessoas a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais por meio da educação”, conclui a gestora.

Serviço:
Data: 17 de novembro, às 09h
Inscrições: Link de Inscrição
100% online e gratuito

Sobre o Alicerce Educação
O Alicerce Educação é um negócio de impacto social dedicado a recuperar a lacuna de aprendizagem que existe no atual cenário, com o compromisso de promover a equidade de oportunidades e a equidade racial no Brasil. Ao desenvolver metodologias inovadoras, oferece uma solução para a base educacional para crianças, jovens e adultos, por meio de um sistema de bolsas e grande estrutura de micro escolas espalhadas por todo o país, viabilizadas por doadores e investidores.

Sobre a Somos Um
Somos uma organização estruturante, sem fins lucrativos, que busca solucionar problemas sociais e ambientais por meio dos negócios, colocando impacto no centro das decisões. Prestamos serviços e realizamos projetos tanto para apoiar empreendedores e negócios de impacto, quanto para impulsionar organizações e iniciativas de apoio ao ecossistema de impacto. Produzimos conteúdo sobre o tema, realizamos cursos, hackathons sociais, programas de incubação e de aceleração de negócios de impacto, consultorias, e também iniciativas de articulação e mobilização de atores do setor. Inspirados pelo Professor Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, sonhamos com o dia em que não haverá mais pobreza, e que será preciso irmos a museus para saber como era viver na pobreza.

Suyane Costa