Biografia de Edson Queiroz será lançada em 08 de setembro na Unifor

Biografia de Edson Queiroz será lançada em 08 de setembro na Unifor

Escrita pelo jornalista Lira Neto, a obra conta a trajetória do empresário cearense

Fundador de um dos maiores grupos empresariais do Brasil, Edson Queiroz terá sua biografia lançada dia 08 de setembro, às 19h, em solenidade no Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz. A data marca também o aniversário de casamento de Edson e Yolanda Queiroz, oficializado em 1945. A apresentação da obra será feita pela escritora Socorro Acioli.

Escrita pelo biógrafo Lira Neto, o livro conta a trajetória do empresário cearense que faleceu há 40 anos, vítima de um acidente aéreo. O seu legado, no entanto, ficou para a história: atualmente, o Grupo Edson Queiroz é referência nacional e está presente nos ramos de energia, alimentos e bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.

Filho de Genésio Queiroz e Cordélia Antunes Queiroz, Edson nasceu em 1925 e é reconhecido por ter sido um homem à frente de seu tempo, um visionário. Natural de Cascavel, no interior do Ceará, casou-se com Yolanda em 1945, com quem teve seis filhos: Airton, Paula, Renata, Edson Filho, Lenise e Myra Eliane.

Lira Neto começa a biografia pela história de Genésio e Cordélia, que se mudaram de Cascavel para Fortaleza na busca de uma vida melhor para os filhos, e conta em detalhes como foi a vida de Edson na infância, estudante, seu encontro com Yolanda e o início da vida de empresário. O autor, que demorou cerca de um ano e meio no processo de pesquisa e escrita do livro, perpassa as fases da vida de Edson em 16 capítulos.

“Biografar Edson Queiroz, para mim, representou um reencontro com a história de minha terra e de minha gente. Ele era, essencialmente, um cearense. Nele, conviviam o arrojo e o senso de humor, a ousadia e a irreverência”, conta o autor.
 
Edson Queiroz trouxe prosperidade para o Ceará e para o Brasil quando, aos 26 anos, adquiriu uma distribuidora de gás de cozinha em Fortaleza. Em 1959, abriu uma rede de lojas de eletrodomésticos e inaugurou o primeiro terminal oceânico de gás do nordeste. Após 70 anos, a Nacional Gás tornou-se uma das maiores distribuidoras de gás do País. Nos anos seguintes, o empresário adquiriu a Rádio Verdes Mares AM, a Indaiá, fundou a Esmaltec e a Universidade de Fortaleza, a primeira particular do Ceará.
 
O fundador do Grupo Edson Queiroz esteve à frente dos negócios até 1982. Devido à sua morte precoce, a empresa passou a ser gerida pela esposa, Yolanda Queiroz e posteriormente pelos filhos, Airton Queiroz e Edson Filho. As filhas continuaram prosperando os negócios da família e hoje já estão na terceira geração.

Sobre o autor
Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista e escritor, ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2014 e o Prêmio Jabuti em quatro ocasiões: 2007, 2010, 2013 e 2014. Publicou, entre outros, “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão” (2009), vencedor do Jabuti em 2010, a trilogia “Getúlio” (2012-14), cujo segundo volume foi premiado em 2014, “Uma história do samba: As origens” (2017) e “Castello: A marcha para a ditadura”, reeditado em 2019. Recentemente, publicou “Arrancados da Terra” (2021), pela Companhia das Letras, e “A vacina sem revolta” (2022), pela Bella Editora.

Serviço:
Lançamento do livro “Edson Queiroz – Uma Biografia”

Data: 08/09
Horário: 19h
ISBN: 978-65-87293-09-7
Local: Auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza 

Suyane Costa