Black Friday movimentará R$ 315 milhões no comércio de Fortaleza
De acordo com Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para Black Friday 2022, 48,1% dos consumidores estão dispostos a ir às compras nessa data, o que deve gerar um potencial de faturamento de R$ 315 milhões no comércio varejista online e físico de Fortaleza. Essa é a primeira pesquisa realizada pela Fecomércio, através do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), sobre a mega promoção anual, que acontece no mês de novembro.
O valor que o comércio da Capital deve faturar, segundo a pesquisa, coloca a data comemorativa como a terceira mais importante para o varejo, servindo como importante fator de redução da sazonalidade no período que antecede as festas de fim de ano. A concentração de promoções é o fator mais percebido pelo consumidor – citado por 69,3% dos entrevistados – como oportunidade para compras necessárias com desconto.
Tabela 1: Fortaleza – Potencial de consumo nas datas comemorativas
Em R$ milhões nominais
Data Comemorativa | Ano da pesquisa | Potencial de Consumo |
Natal | 2021 | R$ 353,0 |
Dia das Mães | 2022 | R$ 346,0 |
Black Friday | 2022 | R$ 315,0 |
Dia dos Pais | 2022 | R$ 240,0 |
Dia dos Namorados | 2022 | R$ 218,0 |
Dia das Crianças | 2019 | R$ 167,2 |
Fonte: IPDC/FECOMERCIO-CE
Neste ano, a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo e o perfil distinto de consumo nos dois eventos ajudará a potencializar os segmentos beneficiados, incrementando as vendas de bebidas, alimentação e material esportivo, além dos segmentos típicos da promoção. Segundo dados do Google, a Black Friday movimenta nove vezes mais recursos do que a Copa do Mundo de Futebol.
Quase metade dos consumidores irá às compras
O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras – 48,1% dos entrevistados – mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (50,1% de resposta positiva), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (59,8%) e com renda familiar mensal acima de dez salários-mínimos (52,3%).
Com relação à disposição para os gastos, 68,7% dos entrevistados revelaram a intenção de realizar compras de valor superior a R$ 500. Os mais entusiasmados pretendem comprar mais de cinco produtos (6,1% dos entrevistados), com predomínio do grupo de consumidores do sexo masculino (6,8%), com idade até 20 anos (9,4%) e do estrato com renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos (12,9%).
Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de uso do cartão de crédito (58,9% das respostas), seguido de pagamento à vista com dinheiro ou cartão de débito (44,4%) e Pix (12,4%). A oferta de flexibilidade de prazo para pagar é fundamental para a decisão de consumo, já que 84,3% dos entrevistados desejam parcelar suas compras.
Seis segmentos lideram intenção de compra
A pesquisa da Fecomércio mostra a preferência do consumidor pela chamada linha branca e bens de consumo semiduráveis, com domínio de seis segmentos:
§ Eletrodomésticos e linha branca, com 35,4% de intenção de consumo;
§ Roupas e artigos de vestuário, com 28,5%;
§ Calçados, com 25,5%;
§ Eletrônicos e eletroportáteis, com 20,9%;
§ Celulares e smartphones, com 14,8%; e
§ Artigos para o lar (cama, mesa e banho e decoração), com 12,3%.
Ao longo dos últimos anos o evento da Black Friday tem se expandido para além da data específica do evento. Isso explica, por exemplo, porque 52,0% dos consumidores pretendem comprar na semana no evento e apenas 31,9% na sexta-feira, 25 de novembro.
As lojas físicas foram citadas por 77,9% dos entrevistados com relação ao local das compras. O perfil desse consumidor mostra preponderância do grupo do sexo feminino (79,0%), com idade acima dos 36 anos (83,3%) e renda familiar mensal de até cinco salários mínimos (78,1%).
O e-commerce será utilizado por 28,7% dos consumidores, principalmente do sexo masculino (28,8%), do estrato com idade até 20 anos (32,5%) e renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos (61,1%).
Consumidor mais consciente
§ Dos que não pretendem comprar, 41,7% dos entrevistados, a falta de motivação mostra-se fundamentada em questões econômicas, como desemprego (citado por 17,8% da amostra), momento econômico desfavorável (16,0%), falta de dinheiro (14,8%) e o superendividamento (11,4%).
§ 40,6% dos consumidores que irão comprar pretendem adquirir menos produtos e 40,3% desejam gastar menos do que em 2021. A contenção se mostra mais presente nos consumidores do sexo feminino (41,2% de respostas), com idade acima dos 36 anos (43,3%) e renda familiar entre cinco e dez salários mínimos.
§ Entre os que planejam gastar menos, a principal motivação é economizar (32,5% das respostas), seguido de ajustar-se a um orçamento apertado (28,6%) e evitar endividamento (14,3%).
§ 84,9% dos consumidores que irão às compras farão pesquisa prévia de preços. No perfil desse consumidor há predomínio do sexo feminino (88,1%), pertencente ao grupo com faixa etária de até 20 anos (91,9%) e escolaridade de nível superior (87,0%).
§ As pesquisas prévias de preços serão distribuídas entre online (51,2%) e lojas físicas (45,5%) e se concentrará nas quatro semanas anteriores à data comemorativa.
§ 59,9% dos entrevistados estão evitando antecipar as compras para poder realiza-las na Black Friday.