CAACE cria rede de apoio a advogadas vítimas de violência doméstica
Entidade disponibiliza assistência psicológica e até diárias de hotel para auxiliar profissionais com casos de maus tratos. Número de denúncias vem aumentando, transformando temor por represália em coragem
A violência doméstica e familiar contra a mulher tem ganhado cada vez mais espaço em quase todas as esferas de discussão no País. Os debates se espalham, ações ganham forma e milhares de histórias – antes escondidas nas profundezas da alma, tomadas pelo medo – são expostas para empoderar aquelas que, um dia, pensaram estar sozinhas.
Para comprovar tais afirmações, basta atestar que o número de denúncias contra os maus tratos vem crescendo mais e mais a cada dia. O receio pelas possíveis represálias, aos poucos, dá lugar ao sentimento de libertação. Porém, apesar de várias batalhas conquistadas, a guerra ainda está longe de ser vencida. Pensando nisso, a Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) criou uma rede de apoio às mulheres advogadas vítimas de agressão.
“A violência doméstica apresenta uma das maiores mazelas do nosso país, que, infelizmente, tem cada vez mais protagonizado os nossos noticiários, especialmente nesse período pandêmico. Sendo assim, medidas que venham a apoiar vítimas são sempre muito válidas, benéficas e, até mesmo, necessárias. Estamos em busca de, cada vez mais, jogar luz sobre o tema e encorajar todas as mulheres a se libertarem. Os maus tratos podem estar em todos os lugares, independente do lar, da classe social. Advogadas também são suscetíveis a isso. Por isso, estamos aqui para mostrar a todas que ninguém estará sozinha nessa luta, estaremos todas juntas e unidas”, destaca Lara Gurgel, vice-presidente da CAACE.
Apoio incondicional
O programa proporcionará às profissionais do Direito, que sofrem com episódios de violência doméstica e familiar, até 10 sessões de atendimento psicológico e até sete diárias de hotel, para que as mesmas possam encarar tal situação de enfrentamento do problema com a cabeça erguida e encontrar na CAACE o apoio necessário diante de um cenário extremamente doloroso.
“A CAACE tem como princípio básico valorizar ao máximo a advocacia cearense, ocasião em que Rede de Apoio CAACE MULHER vem como mais uma forma de mostrar, na prática, que a defesa e proteção das mulheres advogadas também é uma causa nossa. E sempre será. Uma ação afirmativa e assertiva, que traz consigo a força e a coragem que muitas vezes podem faltar a quem sofre qualquer tipo de dano físico e psicológico dentro de seu próprio lar, em seu refúgio. A Caixa está aqui para servir e ser o apoio vital nesses momentos”, garante o presidente da entidade, Sávio Aguiar.
Como proceder?
A solicitação para ingressar no programa deverá ser direcionada ao presidente da Caixa e protocolada, por meio de um formulário eletrônico disponível no site oficial da entidade, ou, na sua impossibilidade, na sede da CAACE, instruído com os seguintes documentos: cópia da Identidade Profissional de Advogada; comprovante de endereço residencial atualizado; Boletim de Ocorrência, lavrado em no máximo de 15 dias antes da solicitação do pleito ou decisão judicial que concede Medida Protetiva nos termos da Lei 11.340/06; é necessário anexar formulário de requerimento devidamente preenchido, assim como uma declaração de vulnerabilidade econômica.