“Cápsula da Ciência” passa por Quixeramobim (CE) com experiência imersiva sobre a estrutura da matéria
Projeto itinerante do CNPEM usa Domo Geodésico, com estrutura de projeção de vídeo em 360° para propor experiência imersiva e falar sobre trabalhos de pesquisa na dimensão dos átomos
A viagem da ‘Cápsula da Ciência’ pelo interior do Brasil passa pela cidade de Quixeramobim, nos dias 17, 18 e 19 de Novembro. O projeto foi idealizado para proporcionar uma experiência gratuita e imersiva do universo da ciência de ponta que se faz no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma organização social sediada em Campinas (SP) e supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A ‘Cápsula’ é um Domo Geodésico, de 95m² de área e 11m, equipado com cinco projetores de vídeo que, de forma combinada, geram imagens em 360°, vai percorrer o interior do Brasil e ficará instalado por alguns dias em cidades de seis estados, além do Distrito Federal para sessões gratuitas.
O público que visitar a cápsula vai ter a oportunidade de ficar “por dentro” das pesquisas desenvolvidas nos vários laboratórios que integram o CNPEM e ter uma visão bem diferente de experimentos que usam alguns dos recursos mais sofisticados da ciência atual, como o Sirius, um instrumento científico de última geração, que usa aceleradores de partículas para investigar os mais diversos materiais, na escala dos átomos e moléculas.
A projeção de 6 minutos de duração aborda, em linguagem acessível, questões relacionadas aos desafios da ciência. Como a combinação de conhecimento e instrumentos contribui para a formulação de novas perguntas científicas, e acelera a busca por respostas para os mais graves problemas que a nossa sociedade enfrenta hoje e também para os quais precisamos estar melhor preparados no futuro.
Emergência climática, produção de alimentos, geração mais eficiente de energia e fabricação de insumos e produtos industriais a partir de fontes sustentáveis, novos medicamentos para doenças negligenciadas e proteção contra vírus de potencial pandêmico.
Serviço
“Cápsula da Ciência” em Quixeramobim
Datas: 17 a 19 de novembro
Local: Praça da Prefeitura
Endereço: Centro de Quixeramobim
Horário de funcionamento: 8 às 12h e das 15h às 19h
Sessões contínuas e gratuitas
As escolas interessadas em visitar a Cápsula da Ciência devem agendar seus horários diretamente via e-mail utilizando o formulário de contato e selecionando Quixeramobim (CE)
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo.
O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes.
O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas.
Por meio da plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, ambientes de todos os laboratórios instalados em Campinas (SP) e também obter informações sobre trabalhos realizados e recursos disponibilizados para a comunidade científica e empresas.
A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM.