Carroça de Mamulengos lança coleção inédita de websérie e discos sobre a cultura popular de Juazeiro do Norte
Além dos episódios do projeto audiovisual, intitulado “Folguedos de Juazeiro do Norte”, e dos cinco álbuns da coleção “Saberes Sonoros”, a companhia teatral também divulga segunda turma do curso de pós-graduação
Muita história, muita memória, muitos saberes que são passados no viver de arte, na ciência do Sertão e da ancestralidade. Com mais de 40 anos atuando na perspectiva da cultura popular cearense, a Carroça de Mamulengo lança, por meio do Edital Prêmio Cultura E Arte Do Ceará – Lei Aldir Blanc, uma série de conteúdos e iniciativas envolvendo Mestres e Mestras da cidade do Juazeiro do Norte. Nesse sentido, o público vai ter a chance de conferir, a partir do dia 09 de dezembro, a websérie “Folguedos de Juazeiro do Norte”.
Dividido em 32 episódios, a websérie destaca os grupos e brincantes com os quais a Carroça de Mamulengos mantém uma relação de amizade e respeito de mais de três décadas. São eles: Mestre Antônio e Mestre Raimundo (Reisado dos Irmãos), Mestra Margarida (Guerreiro Santa Joana D’arc), Mestre Nena (Bacamarteiros da Paz), Mestre Dodo, (Reisado São Francisco), Mestra Marinez, (Coco Frei Damião), Mestre Valdir (Reisado Arcanjo Miguel) e Mestra Iara (Guerreiro Santa Madalena).
Assim, a história de cada mestre e mestra é contada a partir de manifestações como o reisado, o guerreiro, o coco, o maneiro pau, os bacamarteiros, o mamulengo e alguns aspectos ligados a cada brinquedo, como o jogo de espada, a criação dos bonecos, o palhaço Mateus, os entremeios, os trajes e a música, dentre outros aspectos de suas próprias tradições.
No dia 09 de dezembro, estarão disponíveis os sete primeiros episódios da websérie. São eles:
- Saberes Brincantes – Carroça de Mamulengos 45 anos;
- Juazeiro do Norte parte 1: Fé e Romaria na terra da mãe de Deus;
- Juazeiro do Norte parte 2: O encontro com os mestres e mestras da cultura
- Juazeiro do Norte – O grande reinado dos reisados;
- Reisado dos irmãos – União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus;
- Mestre Antônio e Mestre Raimundo;
- O Palhaço Mateu, e A Doida.
Os demais serão lançados também em dezembro, sempre às quintas-feiras, às 18h.
“Desde a sua origem, a companhia tem a vivência com esses mestres e mestras populares como base norteadora dos seus processos criativos. O resultado é uma prática cotidiana em um modo de ser e estar no mundo, onde a arte é uma ferramenta de expressão, comunicação e desenvolvimento. Os profundos laços de afeto e amizade construídos nas vivências com tantas comunidades por onde a companhia já percorreu transformam nossos espetáculos e nos traz até aqui”, compartilha Maria Gomide, uma das artistas e produtora à frente dos projetos especiais da Carroça.
Saberes Sonoros
A música é umas das linguagens que ocupa um lugar central nas criações da Carroça de Mamulengos e também é a base da cultura popular brasileira. Além da produção da websérie “Folguedos de Juazeiro”, a Carroça de Mamulengos também está lançando a coleção” Saberes Sonoros”, que traz um cancioneiro de músicas de reisado, coco e guerreiro, através da voz de Mestres e Mestras desses folguedos com arranjos orquestrados pelo multi-instrumentista Beto Lemos. A coleção é composta por cinco álbuns que estarão disponíveis em todas as plataformas de streaming a partir de janeiro de 2022.
O primeiro disco traz a Mestra Marinez do Cariri cantando músicas de coco com sua voz cristalina. A mestra integra a nova geração da cultura popular de Juazeiro. O segundo e o terceiro disco vêm com Mestre Dodo, junto com o coco e o reisado São Francisco, grupo formado por brincantes com mais de 60 anos de tradição. O quarto disco traz o Reisado dos Irmãos com músicas de autoria de Carlos Gomide, criador da Carroça de Mamulengos e que há mais de 20 anos assina como compositor oficial do grupo.
O quinto disco é da Mestra Margarida, reconhecida como Tesouro Vivo da Cultura pelo Governo do Ceará. É a grande matriarca da cultura no Cariri, com mais de 80 anos de tradição e que agora tem pela primeira vez o registro da sua voz, que é sem dúvida um patrimônio da cultura popular do Ceará.
Vale destacar ainda que, antes do lançamento oficial, a Carroça de Mamulengos realizará, na segunda quinzena de dezembro, encontros presenciais com os mestres e mestras da cultura para a audição, em primeira mão, dos discos.
Tradição, arte e educação
O tempo consolidou a Carroça de Mamulengos como uma grande escola. Sendo assim, a companhia anuncia as inscrições para a segunda turma do curso de pós-graduação “Saberes Populares para a arte e a educação, através das vivências com a Carroça de Mamulengos”, em parceria com A Casa Tombada. Realizado de forma 100% online e com duração de 18 meses, o curso estuda a vivência como princípio de aprendizado, os conhecimentos pela experiência e a pesquisa através do desenvolvimento de si e do saber coletivo. Por isso trás a pergunta: o que podemos fazer por nós mesmos, como explica Maria Gomide, coordenadora do curso.
O curso é conduzido pela Carroça de Mamulengos e com com Mestre Antônio (Reisado dos Irmãos), Mestre Nena (bacamarteiros), Mestre Dodo (coco e reisado), Mestra Margarida (guerreiro) e Mestra Marinez (coco). Conta também com a participação de diversos professores como o doutorado em educação Giuliano Terno, a mestra em Educação e doutora em Artes pela UNESP, Ângela Castelo Branco, a doutora em Educação pela PUC/S, Luiza Helena da Silva Christov que ministrarão as aulas da pós-graduação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/3oedceq
Sobre a companhia
A Carroça de Mamulengos é formada pela família Gomide/França. São três gerações de artistas, educadores e brincantes, que trazem – e transmitem – ensinamentos ancestrais de forma natural e vivencial. Sua trajetória de atuação, dentro e fora dos palcos, influenciou na formação de gerações de artistas e de grupos, criou e incentivou movimentos culturais, transformou a vida de pessoas e comunidades e se incorporou à própria tradição, trabalhando na perpetuação de manifestações imorredouras, justamente por sua forma simples e direta de transmissão de conhecimentos.
Transitando pela Cultura Popular, Arte Comunitária e Teatro Comunitário, Teatro de Bonecos Popular e de Formas Animadas e das Artes Circenses e Populares, a Carroça desenvolve de forma natural e orgânica uma Pedagogia de Pedagogias. Note-se, nos campos citados, que todos os integrantes já carregam em seu cerne os potentes alicerces daquilo a que aprendemos a identificar como Educação Popular, balizando um consistente arcabouço de saberes capazes de produzir teorias e práticas validadas pelo tempo.
A Carroça de Mamulengos surgiu em Brasília em 1977. Desde o início, teve a itinerância e a vivência com a cultura popular como uma das suas características, já tendo passado por muitas cidades, além de já ter se apresentado em países como França, Holanda e Uruguai. Juazeiro do Norte, no entanto, é uma das cidades onde a companhia mantém profundo histórico de vida. E é nessa cidade onde fica, desde 1986, a sede da companhia.
SERVIÇO
Websérie “Folguedos de Juazeiro do Norte”
Lançamento: 09 de dezembro, às 18h
Youtube da Carroça de Mamulengos
Inscrições abertas para a segunda turma de pós-graduação
“Saberes Populares para a arte e a educação, através das vivências com a Carroça de Mamulengos”