Casa José de Alencar sedia exposição “Orquídeas e Bromélias da Primavera”, de 28 a 30 de outubro

Casa José de Alencar sedia exposição “Orquídeas e Bromélias da Primavera”, de 28 a 30 de outubro

Para mostrar a força do setor de flores e plantas ornamentais, além de reunir produtores e admiradores, Fortaleza será palco da primeira edição da exposição “Orquídeas e Bromélias da Primavera”, de 28 a 30 de outubro, de 08h às 18h, na Casa José de Alencar – com estandes para apresentação e venda de flores e plantas variadas, além de adubos, insumos e objetos de decoração e jardinagem. A entrada é gratuita.

“Iremos levar para o evento muitas flores, de diversas espécies, tipos e cores, como orquídeas, bromélias, cactos, suculentas, plantas ornamentais, frutíferas, e também vasos, substratos, adubos, tudo para ajudar quem já cultiva suas plantas ou para quem está nos seus primeiros passos. A exposição também terá espécies raras de orquídeas, algumas que só costumam ser vendidas pelos orquidários diretamente nas suas sedes ou apenas nas exposições”, explica Juliana Coelho, diretora de eventos do Círculo Cearense de Orquidófilos e Bromeliófilos (CCOB).

Além da exposição e venda de plantas e flores, serão promovidas oficinas gratuitas de cultivo de orquídeas e de bromélias e de enxerto de rosa do deserto – além de um concurso para a escolha das mais belas flores, segundo a apreciação de uma Comissão Julgadora e do voto popular dos próprios visitantes, por meio das redes sociais do evento.

Serão comercializados exemplares de orquídeas a partir de R$ 20,00 até R$ 150,00. Participam do evento dois orquidários comerciais – K&S, de Pindamonhangaba (SP), e Orquidário Santa Gertrudes, de Pindoretama (CE) – e de vários acervos particulares.

Orquídeas
Estima-se que existam cerca de 28 mil espécies de orquídeas no mundo, espalhadas por todos os continentes e ecossistemas. No Brasil, esse número chega em torno de 2.500 espécies, das quais mais de 100 no Ceará. Presente nos mais diversos ambientes, de frios a quentes, secos a muito úmidos, de elevadas a até baixas altitudes, a orquídea é largamente cultivada, sendo responsável por uma comercialização que hoje movimenta um mercado intenso.

Algumas plantas estão no mercado não só por sua beleza, mas devido ao uso na indústria de cosméticos e alimentação humana, como é o caso do gênero Vanilla, cujos frutos dessas espécies são responsáveis pela produção da baunilha. No entanto, a maioria delas é utilizada apenas como plantas ornamentais.

SERVIÇO
I Orquídeas e Bromélias da Primavera
Realização: Círculo Cearense de Orquidófilos e Bromeliófilos (CCOB).
Data: 28 a 30 de outubro (sexta a domingo) – entrada gratuita.
Das 08h às 18h
Local: Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055 – José de Alencar)

Suyane Costa