Centro Cultural Bom Jardim lança programação especial Dia das Crianças com atrações online e presencial
Em retomada das atividades presenciais, seguindo os protocolos de controle à Covid-19, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) lança programação híbrida para a criançada, com atrações virtuais e presenciais, todas gratuitas
A Infância é uma fase especial onde muitas vivências são marcadas pro resto da vida. É nesta fase onde se acessa o encontro com o lúdico e com as artes. O CCBJ parabeniza todas as crianças que continuam com a alegria e a pureza que contagia por onde passa. Para celebrar essa fase tão especial da vida, o CCBJ apresenta a seguinte programação Dia das Crianças:
12/10 – 19h – Estreia no YouTube CCBJ – É o Brinca convida – Especial dia das Crianças – As Alegrias de Matheus e a Dança do Boi Bumbá Cuca Cachinhos @calumaravilha
14/10 – 18h30 – Estreia + Bate Papo no YouTube CCBJ – Teatro em Pauta – Escudo de Peneira, Espada de São Jorge – Coletivo Iamã de Teatro.
17/10 às 17h – Estreia no YouTube CCBJ- É o Brinca Convida (contrapartida): Cia. CLE apresenta “O Conto da Mulher Água” .
15/10 – 18h às 20h [Presencial] Teatro CCBJ e Praça Central Mostra Internacional Infantil de Audiovisual em 2021 (Solicitação de Pauta)
A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU) visa difundir novas possibilidades de conteúdos audiovisuais de qualidade para crianças, explorando narrativas e estéticas relacionadas à infância e à família contemporânea.
Para isso, o evento oferta, gratuitamente, diferentes curtas-metragens oriundos do Brasil e do mundo, que abordam temas ligados à cidadania, ao protagonismo infanto-juvenil, à diversidade cultural, ao meio-ambiente, à psicologia infantil e muito mais.
O principal intuito é democratizar o acesso ao audiovisual para crianças, levando conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema.
Dessa forma, mais de 90% das sessões é destinada para alunos de escolas públicas e de projetos sociais, contemplando crianças da cidade, da zona rural, indígenas e com deficiências físicas e mentais.
Além das salas tradicionais de cinema, são realizadas exibições em espaços públicos, como praça, praia e escola. A ideia é estar presente nos locais de convivência familiar e comunitária das crianças, criando relações de afeto entre a criança e a cidade.
Desta vez, a segunda sessão do Cine Miau acontece, presencialmente no CCBJ. O uso de máscaras é obrigatório e a entrada é mediante convite. São 52 minutos distribuídos em 6 curtas-metragens para todas as idades.
15/10 – 16h às 19h Festa das Crianças (Presencial) na Comunidade São Francisco Release: Festa dia das Crianças – Dia 12 é o dia dos curumins e o CCBJ irá festejar junto às crianças da comunidade São Francisco com um dia de atividades, brincadeiras, oficinas, contação de histórias e muita música! Um dia pra ser celebrado com carinho junto às nossas crianças! A programação é aberta ao público e gratuita. É preciso o uso de máscaras durante as programações presenciais.
Parte do público do CCBJ é o infantil, por isso é destinada boa parcela da programação e ações do centro. A Biblioteca CCBJ abre suas portas com programação cultural, produção de conteúdo, indicação de cursos e oficinas e um acervo especial para garotada. Acompanhe as programações semanais nós canais CCBJ (site, Facebook, Instagram e Youtube) e fique por dentro das novidades. No final deste mês lança programação especial em alusão a Semana do Livro, com muitas atrações literárias e a nomeação da biblioteca CCBJ que passa a se chamar Biblioteca Cristina Poeta, em homenagem à artista popular. Programação em breve disponível nas redes sociais do CCBJ.
CULTURA E INFÂNCIA
Outro alcance do CCBJ ao público infantil é o eixo Cultura e Infância atendido pelo Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE).
Você já parou para pensar na cultura que é produzida pelas crianças? O eixo de atuação da Cultura Infância tem interesse em compreender o mundo a partir da ótica das crianças, tendo em vista que todo ser humano foi ou ainda é criança. O eixo desenvolve atividades educativas e de assistência social voltadas para as comunidades pertencentes ao Grande Bom Jardim.
O Cultura Infância tem como diretriz legal o Estatuto da Criança e do Adolescente, e foca em crianças, familiares e responsáveis, assim como educadores e cidadãos que trabalham e se importam com o público infantil.
Cultura Infância é tudo que é produzido para e pelas crianças, desde jogos, brincadeiras e comportamentos, reconhecendo nelas a autonomia de criação de sua própria cultura. A arte atrelada à educação é uma ferramenta valiosa na formação de cidadãos mais sensíveis, atentos e críticos.
Alguns projetos deste eixo são:
É O BRINCA
Programação que acontece todos os domingos do mês, com contações de histórias, atividades de lazer, brincadeiras populares e apresentações culturais, realizadas pelos educadores do eixo e por grupos artísticos da cidade. O É o Brinca convida é a extensão desse programa, desta vez realizada pela Ação Cultural, com apresentação artística.
NAS TRILHAS DA INFÂNCIA:
São encontros realizados com convidados de associações parceiras, escolas da região e público em geral, com o objetivo de dialogar sobre a infância dentro do território e seus atravessamentos sociais, econômicos e psicológicos.
OFICINAS DE VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS
Oficinas que ocorrem mensalmente de forma virtual, destinada a crianças de 7 a 12 anos do território do Grande Bom Jardim, através de parcerias com escolas e Associações Comunitárias. As Vivências Teatrais têm como intuito trabalhar exercícios que desenvolvam consciência corporal e a imaginação, fortalecendo a criatividade e concentração das crianças. A Vivência com Jogos Percussivos é uma experiência com musicalidade e musicalização, onde todo o percurso é composto por jogos lúdicos motivadores. As Vivências voltadas para Artes Visuais estimulam a capacidade expressiva das crianças através de desenho, pintura, grafite e colagens. As oportunidades são gratuitas e ficam sempre disponíveis nas redes e no site do CCBJ.