Clínica CT Varizes lista cinco riscos graves da doença para a saúde dos afetados
Úlceras e dermatite ocre são algumas das consequências provocadas pela doença varicosa
Normalmente afetando as veias das pernas e dos pés, as varizes são uma doença que muitas pessoas se preocupam pela estética, mas que precisam de mais atenção quanto às complicações que podem causar à saúde.
Além de ser muito prevalente na população, a enfermidade pode gerar consequências severas para aqueles que a possuem. Pensando nisso, a Clínica CT Varizes listou 5 riscos graves das varizes para a saúde dos afetados.
Tromboflebite
O quadro de inflamação das veias é chamado de tromboflebite, sendo mais frequente nas varizes. Ela cursa com dor no local, vermelhidão, quentura, podendo causar inclusive febre nos casos mais extensos.
Além disso, devemos ficar sempre atentos quando este processo inflamatório ocorre numa região da veia safena próximo a uma veia mais profunda na virilha que, se acometida, pode evoluir de formas mais graves com trombose venosa profunda e até embolia pulmonar.
Úlceras
O aumento da pressão nas veias, principalmente aquelas localizadas próximas aos tornozelos, faz com que extravasem substâncias inflamatórias para fora do vaso sanguíneo, causando inflamação dos tecidos e da pele no local, levando à formação de úlceras (feridas) de difícil cicatrização.
“A doença pode deixar sequelas graves, fazendo a pessoa afetada ficar inapta para trabalhar ou realizar outras atividades”, explica Dra. Gabriela Bernhardt, médica.
Dermatite Ocre
A Dermatite Ocre é responsável pelo escurecimento da pele nos membros inferiores. O escurecimento acontece em fase avançada das varizes, devido a dificuldade na circulação de sangue.
Acúmulo de líquido e inchaço na perna
A doença varicosa é responsável também por causar o acúmulo de líquidos e consequente inchaço nas pernas.
“Geralmente a pessoa que possui varizes e apresenta edema nas pernas, nota que, ao amanhecer, os membros encontram-se normais e, ao longo do dia, os pés e tornozelos passam a inchar”. detalha Dra. Gabriela.
Fibrose e pele seca
Além do inchaço, outra consequência na pele é a secura e a fibrose dela. A concentração de sangue na região da perna é responsável tanto por mudar a coloração da área, como por deixá-la ressecada e endurecida.
“Neste estado, quando podem ocorrer rachaduras na pele, o local torna-se uma porta de entrada para bactérias, podendo levar a infecções mais graves como erisipelas e celulites “, reforça Dra. Gabriela.