CoBAP completa 39 anos no mercado de embalagens ecológicas com a realização de ações sociais e de sustentabilidade em Maracanaú

CoBAP completa 39 anos no mercado de embalagens ecológicas com a realização de ações sociais e de sustentabilidade em Maracanaú

Além de figurar como um player de mercado forte e com clientes locais e nacionais, a empresa se destaca no setor ao garantir produtos 100% recicláveis

Empresa genuinamente cearense, localizada no município de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, a CoBAP celebra 39 anos de atuação no mercado de embalagens e promove a partir desta terça-feira (22) uma programação de eventos para seus colaboradores durante toda a semana. Dentre as ações, estão agendados um treinamento de educação financeira, uma ação de educação para limpeza dentária conduzida para profissionais da Odontoart e uma apresentação do projeto Ecosom, que promove aulas de flauta para crianças especiais de escolas públicas da região do Maracanaú desde 2013. 

A indústria cearense produz de forma sustentável caixas de papelão ondulado e ainda oferece soluções em embalagens ecológicas, dentro de uma linha de atuação que tem como valores a preservação ambiental e o cuidado com as comunidades do entorno, que são beneficiadas por ações sociais e de sustentabilidade. Garantindo um produto 100% reciclado em seu processo produtivo, a CoBAP utiliza aparas de papel e papelão produzidas pela PACEL – Papel, Cartão e Embalagens.

Empresa do mesmo grupo e uma das principais parceiras na indústria de embalagens, a PACEL funciona como um Centro de Coleta e Reciclagem de Papelão, que recebe aparas de papelão das associações de catadores, de redes de supermercados e demais empresas que gerem este resíduo. Depois de coletado, o material passa por seleção e separação das impurezas e é preparado para seu reuso, sendo fornecido para empresas, como a CoBAP.

“A CoBAP, junto com a PACEL, retira das ruas uma média anual de 20 mil toneladas de aparas de papelão no Ceará, reforçando seu compromisso com o combate à poluição, realizando medidas para diminuir o impacto causado por esse resíduo. Atualmente, também colabora ativamente com a renda de duas mil famílias, por meio dos agentes recicladores”, destaca Renata Correia, CEO da CoBAP e da PACEL.

Projeto Ecosom
Na programação da semana de seu aniversário, a CoBAP organizará ainda nesta terça (22) um almoço especial na fábrica com a apresentação do Projeto Ecosom. Ao todo, 40 crianças das escolas Adahil Barreto e José de Borba Vasconcelos, ambas de Maracanaú, participaram do Ecosom. No projeto, as crianças aprendem a prática da flauta, leitura e escrita da música.

Projeto Crescer
A CoBAP também desenvolve o Projeto Crescer, de empreendedorismo social, no qual ensina mulheres de Maracanaú a fazer doces para melhorar a renda familiar. A primeira turma do projeto iniciou o curso neste mês de novembro, no Polo Timbó. localidade de Maracanaú, reunindo 20 mulheres de baixa renda que vão aprender a fazer doces e bolos, além de receber dicas sobre precificação dos produtos. O curso é uma realização da CoBAP em parceria com o centro de convivência Pólo ABC Timbó e acontecerá todas as quintas-feiras, durante oito semanas, com duas horas de duração.

O objetivo do Projeto Crescer é capacitar as mulheres de baixa renda para exercerem uma atividade empreendedora e, assim, gerar renda para sua família, melhorando a qualidade de vida e o poder aquisitivo. “Com os conhecimentos adquiridos, as participantes poderão desenvolver uma produção própria e vender seus produtos em feiras organizadas pelo Centro de Convivência Polo ABC Timbó”, conta Agna Santos, Coordenadora de Gente e Gestão e Sustentabilidade.

Sobre a CoBAP
A CoBAP atua há 39 anos no mercado de embalagens de papel ondulado e oferece soluções inovadoras para os clientes, trabalhando com agilidade, flexibilidade e sustentabilidade. 

A instituição atende empresas dos setores de alimentos industrializados e in-natura, calçados, vestuário, eletroeletrônicos, construção civil, bebidas e refrigerantes, saneantes e todo aquele que demandar embalagens ecológicas de qualidade industrial.

Suyane Costa