“Curva Sinuosa” estreia na II Mostra Latino-Americana de Filmes Etnográficos e no ENTRETODOS – Filmes Curtos e Direitos Humanos

“Curva Sinuosa” estreia na II Mostra Latino-Americana de Filmes Etnográficos e no ENTRETODOS – Filmes Curtos e Direitos Humanos

Estreia no dia 11 de setembro, no Festival Internacional EntreTodos – Filmes Curtos e Direitos Humanos, o Curta Metragem Curva Sinuosa, com exibição pela plataforma https://entretodos.com.br.  Por mais que Jéssica Teixeira já tivesse feito alguns trabalhos na linguagem do audiovisual, neste ano de 2021, com os teatros ainda fechados, ela adentra ao cinema e audiovisual em vários projetos, mas, principalmente, como atriz, roteirista e produtora de Curva Sinuosa, acompanhada da multiartista e diretora do curta Andréia Pires.

Recentemente, o curta Curva Sinuosa (duração de 20’41” – Ceará/Brasil, 2021), foi exibido na II Mostra Latino-Americana de Filmes Etnográficos e se prepara para a Mostra Competitiva do Festival EntreTodos, na Sessão Linhas e Curvas. Em tempos de remontagem do sistema planetário onde cogitou-se a “terraplanitude” da Terra, o curta metragem surge do projeto “partindo do princípio de que a Terra é plana, sou toda curva desvio, que havia sido planejado para ser um espetáculo de teatro com plateia presencial”, argumenta Jéssica Teixeira.

Contudo, diante de tantos imprevistos e incertezas, a atriz e produtora Jéssica Teixeira convida Andreia Pires para assinar a direção e construírem juntas um roteiro para a linguagem do audiovisual impulsionado a partir das curvas sinuosas do corpo da atriz. O Cineteatro São Luiz (Fortaleza/CE) soma ao processo de criação e produção como dramaturgia textual e espaço-temporal da obra. Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017 de 29 de junho de 2020.

Na sua 14ª edição, o ENTRETODOS é um festival de filmes curtos (até 25 min) e Direitos Humanos, gratuito, aberto a votação online do público. O festival é justamente o espaço empático necessário entre o EU e o OUTRO para que, juntos ou separados, se possa pensar e moldar, coletivamente, um mundo enraizado na pulsão de vida.

Curva Sinuosa vem nessa esteira, como um filme de Jéssica para aqueles que não têm certeza. É também um filme de Andreia para aqueles que desviam da solidão e esbarram no turbilhão das relações. É um filme dos Pedros que fotografam, editam, sonorizam as vozes dos fracassados, os corpos dos debarados, aqueles desaparecidos e esquecidos. Curva Sinuosa é apenas uma elegante simplicidade daquilo que temos para oferecer.

Idealizado para ser apresentado presencialmente para o público como uma pré-estreia, o projeto transformou-se ao longo de nove meses, readequando-se no formato e na urgência que a Lei Aldir Blanc exigia por conta do caráter emergencial dos recursos liberados para os artistas durante a pandemia.

Desafios

Reconhecidamente aplaudida nos palcos do teatro, Jéssica Teixeira dá o ponta pé inicial no cinema, tendo gravado somente em 2021 três curtas e um longa-metragem. “É uma grande descoberta, um desafio revelador de muitas possibilidades já que o contato com o público no teatro é uma constante na minha experiência artística”, conta Jéssica.

Atriz e produtora, Jéssica Teixeira é também diretora e roteirista, graduada em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes também pela UFC. Trabalha com as artes da cena desde criança e, atualmente, desenvolve uma pesquisa sobre “Corpo Impossível” a partir da investigação sobre o seu próprio corpo estranho, matéria prima para a criação do seu primeiro solo “E.L.A”, onde está como atriz, produtora e dramaturga da obra. No audiovisual, recentemente, Jéssica realizou o documentário “Pudesse ser apenas um enigma” e também atuou, roteirizou e produziu o curta metragem Curva Sinuosa, que teve a direção assinada por Andréia Pires.

Andréia Pires é mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, pesquisou os procedimentos de Composição em Tempo Real com o Coreógrafo português João Fiadeiro, formada pelo Curso Técnico em Dança, do Centro Cultural Dragão do Mar/ SESC-Senac. Pesquisa dramaturgias diversas num contexto expandido e interessado pelo corpo no Âmbito das Artes Cênicas. Integra a Inquieta Cia., e transita por diversos projetos como diretora, dramaturgista, coreógrafa e preparadora de elenco. No audiovisual, dirigiu os trabalhos: “A fera do Clima’, “Vando Vulgo Vedita”, “Bairro dos Cupins”, “Corte” e “Curva Sinuosa”.

SERVIÇO

No dia 11 de setembro no Festival Internacional Entre Todos

14º Festival Entretodos – Filmes Curtos e Direitos Humanos

Suyane Costa