De 04 a 09 de abril, mesas, painéis e oficinas formam a programação do 3º Seminário Cultura do Acesso com formato híbrido

De 04 a 09 de abril, mesas, painéis e oficinas formam a programação do 3º Seminário Cultura do Acesso com formato híbrido

Realizado pela Secult Ceará, o evento faz parte do programa “Percursos (In)formativos” e, desde janeiro, realiza atividades voltadas para a reflexão sobre a acessibilidade na formação artística e no consumo cultural

Com o objetivo de sensibilizar, alinhar e aproximar as pessoas da importância e urgência de pensar a Acessibilidade como parte fundamental do nosso cotidiano, o 3º Seminário Cultura do Acesso realiza a terceira e última etapa de sua programação entre os dias 04 e 09 de abril. Com o tema “Acessibilidade e Cultura – Entre o Direito e o Acesso”, o evento oferece uma programação híbrida, contemplando atividades virtuais e presenciais, entre elas mesas, painéis e oficinas, além de apresentações artísticas de música e dança. 

As oficinas e os encontros presenciais exigem inscrição prévia realizada em Sympla.com.br/percursosinformativos. Já as mesas e painéis serão transmitidos ao vivo através do canal da Secult Ceará no Youtube.

Iniciando a programação, uma mesa de abertura  “Acessibilidade como política institucional” tem como convidados Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural e Danilo Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc/SP), duas organizações que são referência na prática de Acessibilidade em seus editais e ações. O encontro que ocorre nesta segunda-feira (04/4) às 18h no Youtube da Secult contará ainda com a participação da secretária executiva da Cultura, Luisa Cela e mediação da consultora em acessibilidade e curadora do evento, Daina Leyton. O secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, terá sua fala oficial antes do início da mesa de abertura.

“O Seminário Cultura do Acesso é uma culminância de debates, pesquisa e experimentações artísticas  realizadas no âmbito da acessibilidade, com o protagonismo do GT em Acessibilidade Cultural e participação de servidores, gestores culturais, instituições e demais agentes. É de fato um percurso de entendimento e ampliação da percepção geral dos agentes culturais sobre  o que é acessibilidade cultural e como podemos desenvolvê-la e ampliá-la em nossos projetos e ações”, comenta a coordenadora da de Artes e Cidadania Cultural (CODAC) da Secult Ceará.

Em janeiro, o evento realizou um ciclo de palestras sobre temas como direito à comunicação, acessibilidade estética e poética, cultura material e acessibilidade arquitetônica, produção cultural e cultura Def no Ceará. No mês de fevereiro, a programação foi marcada pelos encontros dos GTs sobre acessibilidade cultural com a Rede de Pública de Equipamentos da Secult Ceará, com museus, bibliotecas, espaços cênicos e centros culturais.

O 3º Seminário Cultura do Acesso faz parte do programa de formação modular Percursos (In)Formativos, agenda da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural e do GT de Acessibilidade Cultural e conta com articulação da Rede Pública de Equipamentos Culturais.

PROGRAMAÇÃO
Abrindo o Seminário, na segunda-feira (04), das 18h às 20h, o Secretário de Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, apresenta a Mesa “Acessibilidade como política institucional”, Com Danilo Miranda (SP), Eduardo Saron (SP) e Luisa Cela (CE). 

Na terça-feira (05), das 10h às 12h, será realizada a oficina virtual “Programação, Música e Arte”, com Paulo Victor Loureiro. Já na quarta-feira (6), a oficina virtual “Festejos Populares Acessíveis” recebe André Ramos, da Orquestra Voadora, também a partir das 10h. No mesmo dia, das 18h às 20h, os convidados Ed Borges, Tamara Lopes, Edu O e Fabiano Veríssimo se reúnem no Teatro B. de Paiva, no Centro Cultural Porto Dragão, para a mesa “Formação e difusão: A acessibilidade como uma premissa que envolve todos os trabalhadores da cultura”, com mediação de Ernesto Gadelha.

Na quinta-feira (07), Aline Gomes realiza a oficina virtual “Acessibilidade cultural e o teatro”, das 10h às 12h. O painel “Espetáculos acessíveis em LIBRAS: a língua de sinais e seu potencial performático” acontece às 18h e conta com a presença de Fábio Sá, Surddy e Gracy Kely, além da mediação de Lyvia Cruz no Porto Dragão.

Na sexta-feira (08), das 10h às 12h, é ofertada a oficina presencial “Festas Multissensoriais”, com Leo Castilho. Já às 15h, será transmitido o painel “Além do que se vê”, com Danielle França, Georgea Fernanda Rodrigues e Bell Machado, e mediação de Gislana Vale no Youtube da Secult Ceará.

Às 18h, o Teatro B. de Paiva no Porto Dragão recebe a mesa “Educação museal e Acessibilidade” e seus convidados Edinho Santos, Lara Lima e Amanda Paschoal. A mediação fica por conta de Carlos Viana e a audiodescrição de Paulo W. Lima. Por fim, João Paulo Lima apresenta o espetáculo “Devotees”, a partir das 20h no mesmo local.

No sábado (09), a programação tem início com o debate presencial “Acessibilidade e Moda”, com Araguacy Filgueiras, Fabíola Mourão e Leandrinha Du’art, das 9h30 às 11h30 no Centro Cultural Porto Dragão. A oficina “Música, leitura e brincadeiras – acessibilidade na infância”, com Camila Delfino e Amanda Lioli acontece de 10h às 12h na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) e a oficina “Desenvolvimento de Modelagem Acessível em Malharia”, com Fabíola Mourão, acontece no Porto Dragão das 13h às 16h. 

A partir das 16h, o painel “Acessibilidade estética: a acessibilidade como criação poética” ocorre em duas fases: exibição de vídeos de artistas e um debate ao vivo com Estela Lapponi, Leo Castilho, Camila Alves, João Paulo Lima, Nádia Sousa e Andréia Pires, e mediação de Ivan Ferraro. O evento encerra com a apresentação do cantor Assun, às 20h, no Porto Dragão.

PERCURSOS (IN)FORMATIVOS
O Percursos (In)Formativos é uma agenda de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que, desde 2021, tem como objetivo ampliar e aprofundar junto a servidores, gestores culturais da Rede de Equipamentos, agentes culturais e artistas, temáticas voltadas para uma maior inclusão e consolidação de políticas afirmativas. Além disso, possibilitar maior entendimento e formação acerca dos temas abordados, propiciar melhor atendimento das demandas deste público e promover a produção e difusão de conhecimento gerado sobre o campo artístico-cultural.

Mais informações podem ser conferidas no Instagram @percursosinformativos e no site www.percursosinformativos.com.br 

SERVIÇO
3º Seminário Cultura do Acesso
04 a 09 de abril
Evento híbrido, com programação virtual e presencial
Transmissão no canal da Secult Ceará no Youtube
Inscrições em oficinas em www.sympla.com.br/percursosinformativos
Mais informações em @percursosinformativos no Instagram e no site www.percursosinformativos.com.br

Suyane Costa