Defensoria lança primeiro edital que seleciona estudantes de pós-graduação

Defensoria lança primeiro edital que seleciona estudantes de pós-graduação

A Defensoria Pública Geral do Estado Ceará tornou público hoje (18), data em que se comemora o Dia Nacional da Estagiária e do Estagiário, o Edital 75/2021 que fará seleção pública e online para estudantes de pós-graduação na área de Direito.

O processo seletivo conta com a disponibilização de 40 vagas e cadastro de reserva. Esta é a primeira vez que o reforço acadêmico de estudantes de pós-graduação, propiciando aos bacharéis em Direito a oportunidade de vivenciar o conhecimento teórico e prático nas diversas áreas de atuação da DPCE.

A defensora geral Elizabeth Chagas destaca o compromisso da Defensoria Pública em proporcionar aos estudantes vivência prática de acesso à justiça dos mais vulneráveis, além de reforçar o quadro da instituição com mais pessoas qualificadas. “Este é um momento bastante aguardado, quando poderemos, conforme compromisso assumido no Plano de Gestão, contar em nossos quadros com estudantes bacharéis em Direito, que estarão alicerçados no serviço à comunidade e auxiliando na atuação de defensores e defensoras de todo o Estado do Ceará. Desta forma, estaremos contribuindo na formação humana destes estudantes, ou como diz Ayres de Britto, mostrando-lhes também a mais bela razão de viver, que é a missão da Defensoria”, frisou a defensora geral.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas somente via internet, pelo site: www.ciee.org.br, até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 01/09/2021, incluindo sábados, domingos e feriados. Não serão aceitas outras formas de inscrições.

A prova será online, no dia 03 de setembro, de 7h às 20h, e o processo seletivo é composto por uma prova objetiva com 40 questões específicas de Direito, de caráter classificatório e eliminatório. Respeitando o sistema de cotas da instituição, o processo seletivo reservará 20% das vagas para negros e negras (pretos ou pardos), 10% das vagas para pessoas com deficiência, 5% aos quilombolas e aos indígenas.

Os aprovados no concurso deverão cumprir a carga horária de 30 horas semanais e receberão bolsa de estágio mensal em valor correspondente a R$ 2 mil, além de auxílio-transporte.

A supervisora do Núcleo de Estágio, Patrícia Sá e Leitão, ressalta que a oportunidade do estágio de pós-graduação de Direito na Defensoria Pública possibilitará aos alunos o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas à sua área de formação. “Os estagiários de pós-graduação chegam no intuito de aliar a teoria e a prática e contribuir para o desempenho das funções defensoriais, sendo uma oportunidade para aqueles bacharéis que desejam conhecer a rotina da instituição e aprimorar seus conhecimentos na área jurídica”.

Acompanhe os detalhes – Edital 75/2021

Suyane Costa