Dezembro Vermelho: Instituição utiliza a dança para levar orientação sobre a prevenção ao HIV/AIDS e outras IST’s aos municípios do interior do estado

Dezembro Vermelho: Instituição utiliza a dança para levar orientação sobre a prevenção ao HIV/AIDS e outras IST’s aos municípios do interior do estado

A ideia é abordar o tema de forma mais leve e criativa. Na tentativa de levar orientação e prevenção sem qualquer julgamento e preconceito.

O Instituto Compartilha – SAMEAC na tentativa de sensibilizar e prevenir o público sobre a importância da prevenção ao HIV/AIDS e outras IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), leva aos municípios com os quais mantém parceria, a campanha nacional “Dezembro Vermelho”. Para este ano, a instituição incorpora a linguagem artística da dança dentro da programação da campanha, dando um tom mais leve à temática.

A ação é uma parceria entre o Instituto Compartilha e a Escola de Ballet Goretti Quintela, que preparou um espetáculo com base na temática da campanha. O objetivo é orientar, prevenir e fazer com que o público, de forma lúdica, se conscientize sobre a importância da prevenção com o uso de preservativo, cuidado com o corpo realizando exames de checagem rápida periodicamente e, principalmente, combater o preconceito.

As apresentações ocorrem nos municípios de Jijoca de Jericoacoara (21 e 22 de dezembro), Ipú (14/12) e Hidrolândia (15/12). Além disso, serão realizadas atividades com informativos, distribuição de preservativos, palestras educativas ministradas por profissionais da saúde (enfermeiras e técnicos) e atendimento médico primário, em todos os municípios parceiros do Instituto. Já em Fortaleza, as ações ocorrem nas comunidades João XXIII (Pau Pelado) e Barroso.  

“Este ano, resolvemos incorporar à campanha Dezembro Vermelho a dança para que pudéssemos abordar o tema de forma mais leve, lúdica e criativa. Na tentativa de levar orientação, prevenção e enfrentamento ao HIV/AIDS sem qualquer julgamento e preconceito. Por isso, introduzir uma linguagem artística dá um caráter mais lúdico e leve ao falarmos de um assunto delicado, ainda nos dias de hoje, como é o HAIV/AIDS”, ressalta Geraldo Júnior, Coordenador da campanha no Instituto Compartilha.

Atualmente o Instituto Compartilha está presente nos municípios de Aratuba, Alcântaras, Senador Pompeu, Ipu, Hidrolândia, Croatá, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Santa Quitéria e Meruoca, atuando com Gestão em Saúde Pública e Assistência Social. Em Fortaleza, atua nas comunidades do João XXIII (Pau Pelado) e Barroso, com projetos de saúde e assistência social.

A campanha Dezembro Vermelho, foi instituída pela Lei nº 13.504/2017, em que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Sobre o Instituto Compartilha SAMEAC
O Instituto Compartilha – Sameac, com sede em Fortaleza, é uma instituição sem fins lucrativos, que tem como missão desenvolver soluções em saúde pública e ações para o fortalecimento das organizações da Sociedade Civil (OSC). Desde 1955, presta serviços exclusivos em saúde pública no Brasil. Ao longo de mais de 60 anos, realizou a gestão do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Hoje, o Instituto atua em parceria com prefeituras, empresas e outras instituições na área de saúde e Terceiro Setor.

Suyane Costa